Novo livro de Elsa Timm resgata histórico de implantação do primeiro CAPS do RS, em São Lourenço do Sul

“Ousamos Cuidar: Memórias de uma Psicóloga Comunitária”, com publicação pela Pragmatha Editora, é o novo livro da psicóloga Elsa Timm. A obra documenta a trajetória da autora e equipe na implementação da rede de saúde mental em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul.

Ilustrado com fotografias de época, a obra relata a criação da “Nossa Casa” em 1986, que se tornou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do estado. Com uma narrativa pessoal e histórica, o texto descreve a transição do isolamento em hospitais psiquiátricos para um modelo de atendimento humanizado e comunitário.

A autora destaca a importância da empatia, do trabalho multiprofissional e da integração com a cultura local, como o uso do idioma pomerano no acolhimento. As memórias servem como um registro da Reforma Psiquiátrica brasileira, celebrando o cuidado como uma forma de resistência e reconhecimento da dignidade humana.

O livro pode ser adquirido pelo WhatsApp 53 99165-1099.

05/06/26