A dependência química é um problema que não atinge somente o usuário. Amigos e familiares veem suas rotinas alteradas e, entre dúvidas e questionamentos, um desafio imenso se apresenta: como ajudar e ser ajudado?
Por muito tempo, a experiência de Neusa Brotto como codependente ganhou um diário, que se transformou em um blog, e agora ganha as páginas de livro. Pela Pragmatha Editora, ela está preparando uma obra que auxilia pessoas que convivem com dependentes químicos em suas inquietações e dúvidas.
A ideia da obra surgiu da vontade de querer ajudar mais pessoas. “Depois de muito pensar e desistir, em uma conversa com meu filho decidi então tirar esse projeto do papel”, afirma Neusa. A obra apresentará temas como dependência química, codependência, fé, esperança e tratamentos.
A esteira da narrativa é composta por suas dores, alegrias e superação dela e de seus filhos. A obra tem como objetivo levar a mensagem de que a recuperação é possível, assim como a vitória, apesar das adversidades.
Segundo Neusa, o livro conscientizará sobre a necessidade de tratar a dependência química como doença e alertará sobre o fato de o familiar também precisar de ajuda.