Músico Ernesto Fagundes assina prefácio da obra “A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”

A obra “A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”, organizada pela patrona dos Festejos Farroupilhas deste ano, Liliana Cardoso, tem prefácio assinado pelo músico Ernesto Fagundes. Ernesto é músico, compositor e cantor de música regional gaúcha e instrumentista de bombo leguero. Juntamente com o pai Bagre Fagundes, os irmãos Neto Fagundes e Paulinho Fagundes, integra o conjunto musical Os Fagundes.

Confira o Prefácio:

Mulher de voz forte

Há tempos atrás conheci a Liliana Cardoso na praia de Capão Novo. Todo ano tinha uma apresentação dos Fagundes por aquelas bandas e sempre surgia aquela prendinha que fazia a abertura das nossas apresentações com versos lindos dos principais poetas do Rio Grande do Sul. Sempre na parceria do seu pai e da sua mãe, ela era uma guriazinha de voz firme.
Depois, mais tarde, encontrei a Liliana nos estudos de história e folclore do Tio Nico, Antônio Augusto Fagundes. Já uma mulher forte, sabendo o que queria e se preparando para os desafios que surgem todos os dias. Porque sabemos que não é fácil, no meio tradicionalista, comandado geralmente por homens, conquistar um espaço. Ela, uma mulher negra, declamadora.
A fala nos traz poder. Por isso a importância da fala feminina. Por isso a Liliana Cardoso está cada vez mais conquistando o seu espaço. Porque ela fala. Ela fala, ela tem voz, tem atitude e tem preparo para a luta. Filha, mãe, avó, artista, mulher, que no ano de 2021 se torna a primeira patrona negra dos Festejos Farroupilhas. E lembrando que no dia 15 de dezembro é comemorado o Dia do Declamador Gaúcho, em homenagem ao tio Darcy Fagundes, um sonho que com certeza tem a batalha, a história e marca da Liliana Cardoso. Ela é uma ativista cultural e traz no sangue a história dos saladeiros da Zona Sul. Como se disse em “Escravo de Saladeiro”, parceria do meu pai Bagre Fagundes com o tio Nico:

Já é hora negro forte que os homens se dêem as mãos
E se ouça de sul a norte que somos todos irmãos

Com sonho de liberdade, igualdade e humanidade, o Rio Grande inteiro aplaude a declamadora Liliana Cardoso!

Ernesto Fagundes
Músico

Para adquirir a obra, clique aqui: https://pragmatha.com.br/produto/a-matriz-da-cultura-negra-no-gauchismo/