A Pragmatha Editora tem como um de seus princípios incentivar e colaborar para a qualificação da escrita criativa. Para tanto, além de oficinas, abertas e fechadas, realiza mentorias para escritores.
Um desses escritores é Giovana Schneider, que tem livros em verso e prosa publicados pela Pragmatha. Atualmente, ela se debruça sobre um novo projeto, que colocará o detetive Abelha em diversas situações que desafiarão toda sua sagacidade e astúcia no exercício da profissão.
Outra escritora, Verena Becker, também integra as mentorias da Pragmatha. Atualmente ela trabalha e nova edição de “A lança de Sepé”, obra que promete mergulhar na cultura das Missões com um olhar contemporâneo.
Confira o que as escritoras dizem sobre as mentorias da Pragmatha, sob os cuidados de Sandra Veroneze:
“Já trabalhei com várias editoras e a relação delas comigo foi apenas técnica: revisar, montar o boneco do livro, apresentá-lo com a capa e editar. Com a Sandra, da Pragmatha, existe uma relação diferente, que remete meu pensamento aos filmes e modelos das relações entre os editores e seus escritores em outros países. Há essa relação com contato direto, capítulo a capítulo, ou sugestões de mais ideias, essas que às vezes estão escondidas em nossas mentes, mas não percebemos. A Sandra as acorda, empurra um passo a mais, discute os melhores termos ou situações e esse é um ponto crucial para o escritor. Nqueles momentos que a escrita fica entre um espaço e outro e não sabemos como preenchê-los, como mágica as palavras de incentivo, de apoio e dizer você pode mais, você tem mais faz a diferença para o autor. A mentoria da Editora Pragmatha é excelente. Espero poder contar com ela toda vez que surgir a ideia de um livro novo. Obrigado pelo teu apoio sempre presente nas minhas criações, Sandra, da Pragmatha”. Verena Becker, autora de “Coragem – Substantivo feminino” e “Diário Vermelho”, pela Pragmatha.
“Está sendo uma experiência, como posso dizer, espetacular. Nossa, a Pragmatha está de parabéns, por ter a Sandra Veroneze como mentora, uma profissional admirável com seus toques precisos. Quando estou na dúvida de como escrever uma situação do meu personagem, exponho isso no nosso encontro. Ela, com algumas sugestões, abre um leque de possibilidades. Ter a orientação de uma pessoa que tem experiência e capacidade de ensinar é muito importante. Algumas vezes, acontece de ficarmos perdidos e ela está ali, para direcionar. Ter este suporte da mentoria, na minha opinião, é uma ferramenta de grande valia.” Giovana Schneider, autora de “No paralelo da vida” e “Poemas dos momentos”, pela Pragmatha Editora.