
Em abril do ano passado, o escritor e músico lourenciano Danilo Kuhn lançou pela Pragmatha o livro O mendigo de Saint Laurent, um romance com trilha sonora autoral – álbum virtual. O autor percorreu diversos eventos literários e culturais para divulgar sua obra, como a 41ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul/RS, o 1º Obelisco da Poesia Gaúcha de Dom Pedrito/RS, a 18ª Feira do Livro de Arroio Grande/RS, o Jaguar Arte 2024 de Jaguarão/RS, a 3ª Festa da Literatura e da Cultura de São Lourenço do Sul/RS e a 12ª Feira Binacional do Livro de Jaguarão/RS, para além da divulgação virtual.
Notadamente, O mendigo de Saint Laurent é um livro multiartes, pois que alia literatura (e poesia) através do texto, música por meio do álbum virtual (disponibilizado ao leitor via QR Codes) e artes visuais, sob a forma de ilustrações (estas, de Marina M. Mujica). Contudo, ainda em 2024 o autor aprovou projeto cultural pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, via Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, na categoria… Audiovisual! Assim, sua obra transcenderá as páginas do livro e ressoará… na telona!
O curta-metragem Matéria Escura, inspirado no romance O mendigo de Saint Laurent, terá cenas gravadas em São Lourenço do Sul/RS e em Canoas/RS e contará com os seguintes agentes culturais: Danilo Kuhn, que exerce a consultoria de roteiro e a trilha sonora; Guilherme Suman, premiadíssimo cineasta da Suman Filmes que lavra o roteiro, além de dirigir e atuar; os atores Bruno Krieger, Andressa Matos, Carlos Busato, Allan Riggs, Margarete Scherer, Vanessa Castro e o próprio Suman; e a equipe técnica conta com Allan Riggs (direção de fotografia e montagem), Vinícius Macedo (assistente de fotografia), Lucas Arenhardt e Thiago Suman (direção de arte e figurino), Rogério Suman, Graciela Suman e Alexsander Suman (assistência de arte), Cecília Schroeder Catarino (direção de produção), Cleber Vaz (sound designer) e Guilherme Varani e Júlio Carissini (som direto). O curta disporá, ainda, de elenco de apoio lourenciano, equipe de making of da Universidade Federal do Pampa – campus Jaguarão (Curso de Produção e Política Cultural) e patrocínio de empresas de São Lourenço do Sul (Lancheria e Restaurante Bergmann, Nona Bray Galeteria e Restaurante, Posto da Floriano e Abastecedora Hammes), para além de mecenas. As gravações se darão neste mês de maio, mas será necessário esperar o período de pós-produção para conferir o resultado cinematográfico – e cotejá-lo, por que não, com o literário.
Quais personagens embarcarão nesta transposição página/tela? Que nuances do romance ecoarão no curta? Quais notas da trilha sonora reverberarão? Os leitores d’O Mendigo curtirão o curta? Os espectadores da peça audiovisual se interessarão em ler o livro? Haverá debate entre leitores e espectadores conquanto às diferenças/semelhanças entre as obras? Quem quiser obter tais respostas, precisará esperar, literalmente, as cenas dos próximos capítulos ou, então – parafraseando o referido romance – perguntar à voz das estrelas… Melhor dizendo: à voz da matéria escura.
12/05/2025