Márnei Consul lança livro sobre literatura brasileira, pela Pragmatha

O professor Márnei Consul lançou seu novo livro (intitulado “Literatura brasileira: conhecimentos básicos e exercícios para escritores”) no dia 24 de maio, na Escola Gregória de Mendonça, em Santo Antônio da Patrulha/RS. O evento integrou a programação de 100 anos da instituição. Na ocasião, o autor e a direção da escola receberam convidados para autógrafos e coquetel. 

O autor explica que o livro, editado pela Pragmatha, é divido em três partes. “A primeira chama-se “Teoria literária”, na qual eu abordo o que é poema, o que é conto, quais são as espécies narrativas, quais são as funções/utilidades da linguagem, como é um texto dramático/de teatro, etc. É uma parte que esclarece as dúvidas de quem vai escrever e pensa: ‘Meu texto é o quê?’ A segunda parte chama-se “Movimentos literários”, ou seja, nela, eu passeio por todas as escolas literárias, desde o Trovadorismo até a literatura contemporânea. Apresento os principais autores e textos de cada período. Precisamos de referências ao escrever, não é? Por fim, a terceira parte é “Prática literária”, na qual, como o nome diz, o leitor vai praticar, vai escrever com base no que foi visto anteriormente”, esclarece Márnei. 

A ideia do livro surgiu do período em que Consul deu aulas de Literatura na Escola Gregória de Mendonça (de 2009 a 2016). “Semanalmente, eu ia selecionando materiais, temas, pensando em atividades a propor, inventando coisas, etc. E uma aluninha ia sistematizando tudo isso em seus cadernos super organizados. Não deu outra: quando ela se formou em 2014, eu a abordei: “Michele, quero seus cadernos de Literatura”. Ela me presenteou com eles. Assim sendo, depois de anos, um bom trecho do que foi sistematizado pela aluninha Michele Fraga está no livro”, conta o escritor.  A referida aluna, hoje pós-graduada na área da Pedagogia, participou do lançamento.

Foto: Márnei Consul; Michele Fraga, ex-aluna do autor; Rodrigo Massulo, prefeito de Santo Antônio da Patrulha; Augusto Fraga e Sibele Pereira, vice-diretores da Escola Gregória de Mendonça.