Luciano Gomes Peixoto

Luciano Gomes Peixoto é patrulhense, nascido em Santo Antônio da Patrulha/RS em 18 de fevereiro de 1970. Formado em História pela FACOS – Faculdade Cenecista de Osório, é Pós-Graduado em História do Rio Grande do Sul – Sociedade, Política e Cultura, pela FURG – Universidade Federal do Rio Grande.

Profissionalmente, atua como decorador de eventos, cerimonialista e produtor cultural. É Conselheiro de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Foi patrão do CTG Pedro Elisbão de 1998 a 2008 e integrante de Grupo de Baile de Masquê. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha, entidade na qual exerceu a presidência nos anos de 2008 a 2012. Foi presidente da Moenda  – Associação de Arte e Cultura Nativa, de 2012 a 2020. 

Conta com publicações sobre fatos e história nos Raízes e Raizinha de Santo Antônio da Patrulha nos anos de 1999 e 2019, Raízes de Osório, Taquara, Antônio Padro, Capão da Canoa, Ipê, Igrejinha, Cambará do Sul e Caraá e Poesia na Praça.


Livros publicados: Baile de Masquê nas Cavalhadas em Santo Antônio da Patrulha (2011) e Antiqualhas Patrulhenses – aspectos da Revolução Farroupilha em Santo Antônio da Patrulha (2015).