Livro Noivas de Preto do escritor Jairo Scholl Costa será lançado em abril em São Lourenço do Sul

Depois da live de pré-lançamento, realizada na página do Facebook da Pragmatha Editora no dia 10, a obra “Noivas de Preto – uma saga contra a força da tradição e da lei dos senhores” ganhará lançamento presencial. O evento será no dia 08 de abril em São Lourenço do Sul. O autor, Jairo Scholl Costa, receberá amigos no Restaurante Nona Bray em São Lourenço do Sul, a partir das 17h, com sessão de autógrafos, e jantar por adesão, a partir das 20h.

Live

A live contou com a participação de várias pessoas de diversas regiões do país. Com condução da editora Sandra Veroneze, o bate-papo abordou particularidades da obra. O escritor abordou o principal tema de sua obra literária, que retrata uma das mais intrigantes histórias orais trazidas pelos imigrantes pomeranos, que se relaciona ao costume do casamento da noiva com vestido preto, cujos últimos casamentos se realizaram na região de São Lourenço do Sul, no Sul do Brasil, em finais dos anos 1940. A tradição oral pomerana contava que era um costume antigo vindo do tempo em que os pomeranos viviam como servos de senhores feudais e se aplicava a eles o direito da primeira noite ou jus primae noctis.

A obra literária conta com o apoio cultural de Coopar/Pomerano Alimentos, Wolgast Bier, Caminho Pomerano e Ruralidades Sul.

O autor

Jairo Scholl Costa é advogado, historiador, escritor, mestre em navegação. Escreveu a história de São Lourenço do Sul no livro do Centenário de São Lourenço do Sul 1884-1984. Em 1999, escreveu o livro Navegadores da Lagoa dos Patos: A Saga Náutica de São Lourenço do Sul, que trouxe à tona a história, barcos, comércio, tradições, hidrografia, técnicas de navegação,  capitães e marinheiros, pesca e outros aspectos que remontam a própria história da navegação na Lagoa dos Patos desde a estabilização das fronteiras no Sul do Brasil. O livro teve  oito  reimpressões,  exemplares  se  encontram  nas  bibliotecas  de  vários  estados  do Brasil,  assim  como  no  exterior,  Estados  Unidos  da  América,  Portugal,  Grécia, Alemanha, Dinamarca, entre outros.

No ano de 2007, Jairo publicou o romance histórico O Pescador de Arenques, que mostra com um fundo histórico e geográfico a história de três gerações de uma família de pomeranos, desde a velha Pomerânia até o Brasil e Estados Unidos, abrindo ao público um vasto conhecimento até então inédito sobre a história deste povo e os motivos que os fizeram se dispersarem pelo mundo, e chegando a São Lourenço do Sul, cujo forte trabalho influenciou decisivamente a formação da Metade Sul do Rio Grande do Sul.