“Histórias de quem cuida – Narrativas de trabalhadoras da Assistência Social, no território de Capão Redondo” é a mais nova obra literária publicada pelo Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas Nelson Mandela em parceria com a Pragmatha Editora. Com organização de Andrea Arruda Paula e Samuel de Jesus Pereira, o livro é uma realização conjunta com o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Básica do Domicílio – SASF 3 – Capão Redondo e tem como foco central a narrativa enquanto prática de formação.
A obra apresenta a voz das profissionais que atuam no atendimento da população de Capão Redondo e investiga a subjetividade, desafios e perspectivas de quem tem no cuidado ao outro não apenas seu trabalho, mas também recurso para compreensão de si e de mundo. Segundo Viviane de Paula, trabalhadora do SASF, somos histórias e elas nos atravessam. “Ainda que as narrativas que nos encontram trazidas por pessoas venham recheadas de omissões, são tão reais, quanto as nossas como profissionais”.
Para Samuel de Jesus Pereira, que assina o prefácio, enquanto seres de linguagem que somos, cada um tenta dar um sentido a si mesmo, construindo-se como um ser de palavras a partir das palavras e dos vínculos narrativos que recebeu. Portanto, na sua opinião, o importante nesse percurso formativo que acontece no encontro, na confluência do círculo, na escuta e no reconhecimento do outro é que a fidelidade às palavras é não deixar que as palavras se solidifiquem e nos solidifiquem, é manter aberto o espaço líquido da metamorfose, como diz Larossa.
Em breve serão divulgadas mais informações sobre o livro.