O Centro de Escritores Lourencianos, de São Lourenço do Sul/RS, realiza em 2024 a terceira edição do projeto Nossa Gente Nossas Histórias, que destaca as narrativas da população local, em seus aspectos históricos, sociais e culturais. Neste ano, é apresentada a voz da população do Rincão das Almas. O lançamento do livro, com publicação pela Pragmatha Editora, acontecerá na Festa Literária que será realizada pela entidade em outubro. Confira a entrevista com a presidente Cleia Dröse.
Como surgiu a ideia do livro?
“Nossa gente, nossas histórias” em sua terceira edição faz parte de um projeto do CEL – Centro de Escritores Lourencianos que pretende registrar a história dos lourencianos e de sua cultura. Na primeira edição contou com textos de alunos da zona de colonização alemã/pomerana que foram traduzidos para o idioma pomerano, já que esta é a língua materna até hoje desta população. Na segunda edição foram três localidades diferentes e agora a terceira contemplou a localidade de Rincão das Almas, historicamente um quilombo.
Do que ele fala?
Os textos contam a vida dessas pessoas que moram ou moraram no Rincão das Almas, as histórias que povoaram a infância, os costumes específicos deste que é um dos povos tradicionais de São Lourenço do Sul.
Como foi o processo de pesquisa e escrita?
Foi um processo longo. O CEL visitou a localidade ainda em 2023 lançando a proposta e voltamos para uma nova visita em março de 2024, levando orientação, esclarecendo dúvidas dos moradores. Em maio houve uma pausa devido ao problema de emergência climática que paralisou boa parte das atividades não só de nossa cidade, mas de todo o Estado do Rio Grande do Sul. Retomamos em junho com o recebimento dos textos e para isso contamos com duas importantes facilitadoras, Carmen Ieda Rodrigues Mourão e Cleonice Soares, que fizeram a ponte entre o CEL e os participantes, encaminhando os depoimentos, comparecendo por diversas vezes na sede para trazer material e esclarecer algum ponto dúbio da proposta.
Ele pretende deixar alguma mensagem?
A mensagem, creio, será deixada através dos depoimentos dos autores que contam sobre as dificuldades enfrentadas de quem morava no Rincão das Almas de antigamente e de como vivem hoje. Em meu entender é uma mensagem de superação e esperança.
O que a publicação representa para o CEL?
Para o CEL, esta publicação representa a alegria de estar cumprindo com seus objetivos de apresentar a voz e vez a todos, que possam se expressar e deixar registrado para a posteridade a história e a importância do Quilombo Rincão das Almas para o município de São Lourenço do Sul.