“Santa Maria – Memórias de um povo unido pela fé”, de Rogério Brambilla, inspirou as festividades de Corpus Christi no Espírito Santo. Imagens da obra, que contou com lançamento póstumo, fizeram parte dos tradicionais tapetes na comunidade de São José, no distrito de Santa Maria de Marechal.
A Festa de Corpus Christi na Comunidade de Santa Maria de Marechal é realizada há 93 anos, sendo uma das mais tradicionais e antigas da Região Serrana. O autor Rogério Brambilla participava ativamente da festa, ornamentando o salão comunitário para a Missa.
Segundo Ana Mill, organizadora do livro, a escola local já trabalhou o livro com os alunos, nas últimas semanas, porque o Rogério foi a primeira pessoa a escrever um livro na comunidade. E, desse modo, os alunos foram inspirados a fazer a parte do tapete que cabe à escola, totalizando quatro metros. Todos os elementos que compõem o tapete foram feitos pelos alunos”, explicou a diretora da EMEF Professor Nicolau Kröhling, Andrezza Costa Mill Borgo.
O livro tem um capítulo inteiro dedicado à Festas de Corpus Christi. Esse capítulo foi reproduzido em um pequeno livro que também foi colocado no tapete.