O lançamento do livro “Santa Maria – Memórias de um povo unido pela fé”, livro publicado pela Pragmatha Editora, foi um sucesso. O evento aconteceu no salão comunitário da localidade de Santa Maria de Marechal, no Espírito Santo.
Póstuma, a obra de Rogério Brambilla é ricamente ilustrada e apresenta ampla pesquisa do autor desde os tempos de criança e adolescente. São alguns destaques a origem do nome e do padroeiro da Igreja, a gruta, a Congregação do Verbo Divino, a festa dos 100 anos de inauguração da primeira igreja, a festa de Corpus Christi e as festas de São José e São Sebastião, entre outros.
Segundo Ana Paula Mill, organizadora do livro, a obra de Rogério Brambilla tem uma grande importância para a comunidade de Santa Maria de Marechal. Traz fatos históricos, fotos e informações que, agora, estão registrados para sempre. Segundo ela, os pais de Rogério, Maria Lúcia e Genésio Brambilla, ficaram extremamente emocionados com a grandeza do evento. “É o sonho do Rogério que, agora, foi concretizado.”
Durante o lançamento, um exemplar do livro foi entregue ao diretor do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto, para integrar o acervo. A Cônsul Honorária da Alemanha no Espírito Santo, Jenny Sander, também esteve presente e falou sobre os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.
Durante o evento, aconteceu show com a dupla Thiago e Rodolfo, irmão do Rogério, e foi servida comida alemã, como joelho de porco, salsicha e chucrute, caldo verde, polenta com carne, café colonial (pães, bolos, geleias, patês, café, leite, chocolate quente)… “Teve grupo de dança alemã e as meninas que foram rainhas e princesas do café também estiveram presentes, vestidas com seus trajes para homenagear o Rogério, que fez parte da equipe organizadora dos concursos de Rainha do Café durante muitos anos”.
O salão da comunidade esteve lotado para o evento, com convidados vindos das idades de Vitória, Vila Velha, Domingos Martins, Venda Nova, Brasília.