
“O mundo que imaginamos, histórias que sonhamos” foi organizado pela autora, com produção textual e ilustrações de 13 alunos da EMEF Castro Alves, do 5º ao 9º ano, sua escola do coração, onde estudou todo o ensino fundamental.
Segundo a autora, foi uma experiência única e enriquecedora.
Inicialmente, foram realizados encontros nos quais se conversou sobre escrita, foram desenvolvidos os textos e realização de mediações de leitura. “O resultado desse processo foram mais de 13 contos maravilhosos, além da descoberta de uma talentosa ilustradora entre os alunos: Priscila Sodré, responsável por todos os desenhos do livro.”, afirma.
O projeto foi financiado pela PNAB/2024 e possui também um caráter social: 30% das vendas serão revertidas para custear uma viagem de fim de ano ao shopping e ao cinema em Pelotas, viagem escolhida pelos próprios alunos.
“Para mim, enquanto escritora, este foi um momento inesquecível. Mas tenho certeza de que, para esses alunos, o impacto foi ainda maior”, garante.
O lançamento do livro aconteceu durante a 42ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul, nos dias 23 e 24 de outubro, quando eles receberam uma homenagem especial e participaram de uma emocionante sessão de autógrafos.
“Mais importante do que qualquer retorno financeiro foi o feedback que recebi, tanto pessoalmente quanto por mensagens lindas, nas quais os alunos agradeceram por tê-los “tirado um pouco das telas”, pelo aprendizado durante o desenvolvimento do livro e pelas novas habilidades de escrita que, segundo eles, influenciarão suas escolhas de vida.”, conclui.
07/11/2025