Lançamento de “Noivas de Preto“ contou com participações especiais

Noivas de Preto”, de Jéssica Thaís Herrera, ganhou lançamento online na noite de terça-feira, 11 de maio, durante live apresentada no Facebook da Pragmatha Editora. O evento, conduzido pelo jornalista Rodrigo Gonçalves e com a presença da editora Sandra Veroneze, contou com as participações especiais de Luciano Salerno e de Helma Ebert e Maiara Ebert da Rosa.

Durante o bate papo, Jéssica falou sobre o processo de pesquisa que resultou na publicação do livro e da receptividade que a obra está encontrando entre apreciadores da cultura e da tradição gaúcha, em particular a alemã. “Esse foi um costume trazido pelos imigrantes alemães que povoaram o Vale do Taquari e mantido por muitas famílias”, afirmou.

Helma Ebert é a única noiva de preto encontrada nas pesquisas que ainda vive e, durante a live, revelou que a escolha pelo preto se deu principalmente por razões financeiras. Era costume utilizar-se o vestido não apenas para a cerimônia, mas também para outras ocasiões posteriores mais formais. Helma se casou em 1966 usando o vestido preto em seu matrimônio realizado em Monte Alverne e atualmente residente do município de Venâncio Aires.

Luciano Salerno, declamador e poeta, durante a live, declamou o poema Matrimônio, que foi publicado na obra. O tradicionalista teve participação intensa na trajetória da Jéssica enquanto prenda, desde o ano de 2014.

Mais detalhes sobre o livro podem se conferidos no link https://pragmatha.com.br/produto/noivas-de-preto/

A live pode ser assistida no link https://www.facebook.com/editorapragmatha/videos/468408814394726

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp