O advogado e escritor Jairo Scholl Costa recebeu familiares e amigos na última sexta-feira (17), no Restaurante Nona Bray, em São Lourenço do Sul/RS para o lançamento da segunda edição do livro “O Pescador de Arenques”.
Foi um momento especial, que marca a segunda edição da obra literária que foi lançada sua primeira versão no ano de 2007. A segunda edição do livro tem assinatura da Pragmatha Editora, que trouxe uma experiência de leitura mais confortável, com o aumento de número de páginas e adoção de uma layoutagem arejada.
O evento foi prestigiado por diversas entidades do município, em especial pelo CEL – Centro de Escritores Lourencianos, AIL – Academia Internacional de Artes e Letras Sul – Lourenciana e Caminho Pomerano.
O livro pode ser adquirido através do (53) 99148.0161 e (53) 98123.9367.
A obra literária
“O pescador de Arenques” retrata a saga de um homem do mar chamado Peter Kampke desde a Pomerânia, na costa meridional do mar Báltico — terra desconhecida por muitos, mas que tem tantas histórias, costumes e tradições que necessariamente emergem, junto com a história dele e dos demais protagonistas. De outro lado, também vêm à tona, nesta mesma jornada, as histórias e fatos relativos ao Brasil do século XIX, que ele conheceu junto com as grandes levas imigratórias europeias.
A ação passa-se no mar e em terra, a maior parte na Alemanha e no Brasil, pois é através desses países que acompanhamos o personagem principal, mas, também devido à existência de parte de sua família nos Estados Unidos, ocasionalmente, a história levará o leitor até aquele país.
O é um romance, na verdade, uma narrativa romanceada da história. O personagem Peter Kampke, seus familiares e amigos, como também determinados diálogos com personagens históricos, cenas e situações por eles vividas são imaginárias, embora pudessem facilmente ter existido. Somente eles são frutos da imaginação, pois o desenrolar de suas vidas é feito através de uma história e geografia reais. As datas, vultos, locais, aspectos geográficos, batalhas, acontecimentos, culturas, questões políticas, sociais e econômicas são rigorosamente verdadeiras.
Divulgação: RuralidadesSul