O tradicionalista Sandro Bertazzo está preparando, para publicação pela Pragmatha Editora, o livro “Três Marias”, que contará a história das boleadeiras. Nesta entrevista, ele fala sobre o processo de pesquisa para confecção da obra, inspirações e objetivos. Confira:
Como surgiu a ideia do livro?
Sempre houve a ideia de escrever um livro sobre boleadeiras. Mas conforme o tempo passa a gente sente a necessidade de transmitir o conhecimento adquirido durante todos esses anos de prática. Assim, a ideia surgiu pela escassez de materiais nesse ramo e também porque sempre sonhei em ver um concurso de boleadeiras, e com a obra acredito ser possível organizar um evento dessa natureza.
Como você desenvolveu a pesquisa?
A pesquisa foi desenvolvida selecionando materiais referentes à parte histórica e buscando veementemente as obras que achei importantes. Após isso, muita leitura, filtrando as ideias que se inserissem no contexto que eu desejava. Sobre a pesquisa foi desenvolvida e organizada a parte artística, que, a meu ver, não pode ser dissociada do papel que as boleadeiras representaram em nossa história.
Qual seu objetivo com a publicação?
São vários. Dentre os principais destaco a sistematização da arte e dança das boleadeiras e a difusão do conhecimento histórico e artístico delas.
Quais os maiores desafios nesse processo?
Os principais foram manter a coerência e contexto histórico artístico das boleadeiras nos dois tomos que abrangem a obra. Além da grande dificuldade de confeccionar réplicas dos diferentes tipos de boleadeiras, a obtenção das partituras da dança do malambo que foram adicionadas, organizar os diferentes tipos de indumentárias para as fotografias e encontrar desenhistas que fizessem os diferentes tipos de pedras e variedade das boleadeiras em grafite e nanquim.
A quem se dirige o livro?
Principalmente aos futuros artistas e dançarinos interessados em aprender a arte das boleadeiras, aos professores e coreógrafos que atuam no tradicionalismo. Mas ele pode ser uma interessante leitura a qualquer indivíduo, até porque são raríssimos textos e manuais desse tema.
Que particularidades da obra você destaca?
Considero uma obra muito completa no tema. Possui toda parte histórica das boleadeiras, do Pampa, do gaúcho, dos trajes de época, do ritmo musical utilizado para arte, que é o malambo. Além de ensinar a confeccionar as boleadeiras, os principais tipos de evoluções e figuras a serem aprendidos com ilustrações e o próprio método Três-marias, que possui três pilares principais para organizar os ensaios e o aprendizado.
Que legado você pretende deixar com a publicação?
Acredito que a possibilidade de difundir a aprendizagem/ensino da arte de maneira coerente e sistemática, além de facilitar a prática aos futuros dançarinos.