A escritora Cleia Dröse publica, pela Pragmatha Editora, o livro “Contação de história: uma arte ancestral”, apresentando trabalhos autorais e relatos de experiência das participantes de oficina realizada em 2024/2025. O livro valoriza os talentos locais e sensibiliza para o tema. Confira o texto de apresentação, de Cleia Dröse. Segundo ela, há uma grande demanda por contadores de histórias em eventos destinados ao público infantil.

A presente obra é resultado de um projeto contemplado no edital de chamamento público nº 02/2024 – PNAB/SLS. Embora a edição de um livro não fizesse parte do projeto inicial, optou-se pela publicação (às expensas da organizadora) como forma de registrar as conclusões a que chegaram as participantes ao final do processo que se estendeu de abril a outubro de 2024.
Como justificativa para a realização do projeto, considerou-se que contação de histórias constitui-se uma arte (ancestral, pois que tem sua origem na própria história da humanidade), mas que hoje possui técnicas e determinadas habilidades que podem ser treinadas pelo contador.
Por outro lado, são poucos os contadores que se dedicam a este segmento literário em nossa cidade e a demanda é bastante significativa em especial por escolas infantis, feiras de livro e outros eventos destinados ao público infantil.
Neste sentido, o projeto teve como objetivo capacitar os contadores para suprir a demanda de forma qualificada, através de oficinas presenciais de contação de histórias, em que foi dada ênfase em desenvolver habilidades relacionadas à organização do espaço, domínio de texto, entonação e postura do contador de história. Com este propósito, aproveitou-se para exercitar o ato de contar histórias entre iguais. Também foram compartilhados livros infantis com diferentes histórias adequadas a diferentes públicos.
Como fechamento, as participantes aplicaram o conhecimento e habilidades desenvolvidas num circuito de contação de histórias em outubro, como atividade paralela à Feira o Livro de São Lourenço do Sul, ocasião em que receberam o certificado de conclusão da oficina. São elas: Aline Krause dos Santos Seefeldt, Andriele Teixeira da Silva, Anique Muling Borges, Isete Peter da Rosa, Kateline Tubino Martins, Leonesa Janke Ehlert, Marilda de Paula, Marlozi Rosa Bubolz, Pâmela de Paula, Renata Bierhals Blödorn, Sabrine Gehrke Huttner Westphal e Silvana Ribeiro Tomaschewski.
Durante a realização do projeto, contamos com importantes parcerias: CEL – Centro de Escritores Lourencianos, Fuscoteca do Amadinho e Secretaria Municipal de Educação, que foi fundamental na divulgação junto à Rede de Educação Infantil.
Para esta obra, as coautoras foram convidadas a escreverem sobre si mesmas, sobre a experiência individual nas oficinas e, por último, a criarem um texto, uma história infantil que gostariam de contar para seus alunos.
Desta forma, caro leitor(a), o livro que ora têm nas mãos é fruto de uma longa jornada, nem sempre fácil, mas com certeza exitosa!
Cleia Dröse
Oficineira e organizadora
23/1/26