O cofundador da escola de comunicação Aptitude, Guilherme Constancio, é coautor da obra “Cultura Inovadora Humanizada na Prática”, organizado por Daniel Rodrigues e publicado pela Pragmatha Editora.
Em seu artigo, “Reduzindo ruídos de comunicação e fortalecendo a cultura”, ele fala o estilo de vida comunicativo, que adota a comunicação como ferramenta para expor conhecimento, mensagem e valor, para melhorar relacionamentos com as pessoas ao seu redor e crescer na carreira.
“Um bom diálogo resolve qualquer ruído”, afirma. Segundo Constancio, comunicação interna não é apenas sobre comunicar para o colaborador sobre o que ele tem que fazer ou comunicar para o colaborador que a empresa completará 25 anos no próximo mês. A comunicação interna começa na capacitação do time, ensinando os integrantes a dialogarem e transformando o ambiente para que as pessoas se sintam à vontade para comunicar seus sentimentos e pensamentos sem medo de serem julgadas, reprimidas ou – quem sabe até – demitidas por falarem a verdade.
O autor defende que o diálogo reúne a habilidade de escutar ativamente o que está sendo comunicado sem julgar quem está comunicando e a habilidade de devolver – por meio da linguagem verbal ou não verbal – uma reposta adequada para o ambiente, acessível para o público que ouve e sem duplo sentido ou julgamento envolvido.
Segundo Constancio, uma empresa nasce por meio da comunicação – quando você convida um sócio ou quando você vende seu produto ou serviço pela primeira vez, você utiliza comunicação. Mas uma empresa também pode morrer por meio da comunicação. “Para que isso não aconteça, lembre-se dos seis ruídos de comunicação: ausência, complexidade, superficialidade, insegurança, informalidade e julgamento. E encare comunicação interna como ferramenta de gestão que agrupa os esforços necessários para reduzir esses ruídos.”, conclui.
Para ler o artigo na íntegra, adquira o livro pelo site www.culturainovadorahumanizada.com.br.