“Formação de professores em tempos de pandemia” é a mais nova obra acadêmica editada pela Pragmatha


“Formação de professores em tempos de pandemia” é a mais nova obra acadêmica editada pela Pragmatha Editora. Organizada pelos professores Rita de Cássia Grecco dos Santos, Sergio Ricardo Pereira Cardoso e Edison Ferreira de Macêdo, ela constitui o quarto volume da coleção “Memória e Práticas na Formação de Professores”, organizada por Adriana Kivanski de Senna e Rita de Cássia Grecco dos Santos.
O lançamento será no dia 20 de janeiro, na página da Pragmatha Editora no Facebook, com a presença de organizadores e autores.
Confira os artigos e seus respectivos autores:
. Representações sociais de docentes da Amazônia sobre ensino remoto em tempos de pandemia e as implicações em suas práticas – Por João Plínio Ferreira de Quadros, Mayra Patrícia Corrêa Tavares, Sergio Ricardo Pereira Cardoso e Joana d’Arc de Vasconcelos Neves;
. A adaptação dos docentes e do ensino do Direito durante a pandemia – Por João Casqueira Cardoso e András Hárs;

. Pandemia e escolarização de aluno(a)s em condição de deficiência na França – Por
Autor: Edison Ferreira de Macêdo;

. Relatos de experiência de docentes no contexto pandêmico – Por Marines Batalha Moreno Kirinus;

. Pandemia e docência na Educação Infantil: inquietações, reflexões e alguns apontamentos a partir de respostas de professoras desta área – Por Marcelo Oliveira da Silva e Patrícia Reginalda da Silva Selau;

. Aprendizagem histórica na EJA em tempos de pandemia: as consequências do ensino remoto emergencial na cidade de Fortaleza – CE – Por Antonio Jorge Ferreira Severino, Lineker Sampaio Luque e Virginia Rosa Vieira dos Santos

. La triple journée des enseignantes au temps de la pandémie – Por Sophie Devineau, Jade Aramburu e François Féliu

. O estudo de caso do projeto de Química “Modernidade líquida: quais características Bauman observou nos tempos modernos para chamá-los de líquidos?”, fruto da formação de professores em tempos de pandemia – Por Halana Rebeca Justino do Nascimento Bomfim e Valéria Cristina de Andrade Barros;

. Construção da identidade avaliativa de professores de Ciências da Natureza em tempos de pandemia – Por Crisna Daniela Krause Bierhalz, Emanuelle Boeno Stochero e Letícia Leite Chaves;

. Necessidades formativas no contexto das licenciaturas a distância: um estudo a partir do perfil de recém-ingressos – Por Ercules Laurentino Diniz, Valter Ferreira Rodrigues e Maria das Graças de Almeida Baptista;

. Filósofas na formação inicial: considerações sobre cânone, currículo e masculinismo na Filosofia – Por Gabriela da Nóbrega Carreiro e Tânia Rodrigues Palhano;

. Ideias pedagógicas da sociedade antiga: Humanismo – Por Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e Silva e Tânia Rodrigues Palhano;

. Memórias e histórias: o acesso escolar e a produção do analfabetismo na Ilha dos Marinheiros, Município de Rio Grande – RS – Por Elaine Silveira Mello Silva;

. A formação continuada de docentes para a alfabetização cartográfica de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Por Paulo Sérgio Cunha Farias e João Manoel Vasconcelos Filho.