“Foi uma viagem na obra de Monteiro Lobato, com alunos encantados e professores orgulhosos”

A EMEF Francisco Fröming, de São Lourenço do Sul, foi uma das escolas participantes do projeto “Uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo”, desenvolvido pelo Centro de Escritores Lourencianos, e que resulta na publicação de um livro pela Pragmatha Editora. Confira a avaliação dos professores da escola quanto à participação na iniciativa.

EXPERIÊNCIA GRATIFICANTE

Revisitar o Sítio do Picapau Amarelo na companhia dos alunos da E.M.E.F. Francisco Frömming foi uma aventura fantástica proporcionada pelo CEL – Centro de Escritores Lourencianos, neste ano letivo.
Acreditamos que este projeto pedagógico abriu caminhos a novos leitores, escritores e ilustradores. Ressignificou tanto a prática docente, quanto a produção literária e artística de crianças, alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Foi uma experiência incrível e gratificante. Ao mesmo tempo em que revivemos nossa infância com personagens tão importantes para nós, tivemos o privilégio de apresentá-los aos nossos alunos e sentir o envolvimento e alegria deles ao se imaginarem em um mundo cheio de fantasias maravilhosas. Foi uma viagem na obra de Monteiro Lobato, com alunos encantados e professores orgulhosos.
Participar do projeto “Uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo” também proporcionou a todos nós acompanhar o desempenho dos alunos e ver que muitos reconhecem essa magnífica obra que marcou tantas gerações. Desenvolver projetos como este é essencial para despertar o interesse desses jovens por leitura e escrita e não deixar cair no esquecimento obras tão marcantes para a literatura infantil.
Parabenizamos o CEL pela iniciativa cultural, bem como agradecemos pela oportunidade de participar e poder compartilhar deste primordial projeto pedagógico, literário, lúdico e artístico desenvolvido com os alunos.

Professores da EMEF Francisco Fröming:
Angelita Kolmar
Daniela Vitola
Jaison Couto de Souza
Joice Becker
Luana Rehbein

14/10/25