“Foi possível observar o despertar da magia da literatura nos alunos”

A Escola Estadual Monsenhor Gautsch participou do projeto “Uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo”, realizado pelo Centro de Escritores Lourencianos em São Lourenço do Sul. Os alunos participaram de diversas atividades e, ao final, escreveram um texto que compôs obra literária publicada pela Pragmatha Editora. Confira abaixo as considerações das professoras que desenvolveram o projeto na escola.

UMA VIAGEM ESPECIAL

É uma grande alegria ver o resultado do trabalho realizado com os alunos da Escola Monsenhor Gautsch. O sentimento maior é o de gratidão por poder presenciar o resgate e o incentivo à leitura, momentos que só foram possíveis graças ao trabalho e empenho do projeto do CEL — Centro de Escritores Lourencianos. Além disso, através do contato com as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, os alunos conheceram e apreciaram a obra de Monteiro Lobato.
Quando o projeto do CEL intitulado “Uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo” começou na Escola, foi possível observar o despertar da magia da literatura nos alunos do quinto ano, em cada livro que manuseavam e começavam a ler. Graças ao estímulo do projeto, a escola adquiriu mais obras de Lobato para a biblioteca escolar e para provocar ainda mais o interesse dos alunos. Fazíamos exposições com os livros do autor, tirando-os das estantes e colocando-os nas mesas para serem manuseados. Também procurávamos criar um ambiente temático tocando as músicas do Sítio do Picapau Amarelo.
Toda vez que os alunos eram conduzidos à biblioteca, vivenciavam experiências de novas descobertas com a leitura do mundo de aventuras das obras de Monteiro Lobato. Em cada texto escrito se observa o despertar da imaginação dos adolescentes, que, da sua maneira, expressam e comunicam seus pensamentos e sentimentos.
Agradecemos a todas as pessoas envolvidas nessa proposta do CEL, pela parceria de trabalho, pois, sem dúvida, estas ações enriquecem a educação e fortalecem o conhecimento. Além disso, as vivências de amizade, respeito à natureza e valorização do meio ambiente também estiveram presentes nesses espaços, onde conviveram os envolvidos nesse importante trabalho.
Vida longa para este lindo projeto e que muitos outros alunos possam ter a oportunidade de publicar seus textos, assim como aconteceu com os nossos alunos da Escola Estadual Monsenhor Gautsch.

Beatriz Hellwig Neunfeld (Supervisora)
Maria Cláudia Martins Amaral (Professora)

16/10/25