
A escritora Nair Lüdtke, que publicou pela Pragmatha Editora os livros “Autobiografia de uma professora eternamente grata” e “Alice e Rosinha” (infantil), participou do projeto “Raízes do Amanhã, sonhos e desafios do jovem rural”.
A coordenação da iniciativa é das professoras Jeanine Steinmetz e Cíntia Moraes, para alunos do sétimo ano da Escola Francisco Frömming, em São Lourenço do Sul.
Segundo Nair, foi emocionante participar da roda de conversa, juntamente com as ex-alunas da escola, Karen Thurow (fotógrafa) e Martina Frömming ( massoterapeuta e funcional dance). “Respondemos a vários questionamentos sobre a profissão, como foi nossa escolha, se gostamos do nosso trabalho, sonhos, nossos desafios, a valorização da zona rural, o empoderamento das mulheres”, afirma.
Nair falou sobre seus livros e ficou muito feliz com a rápida compreensão dos alunos quanto ao idioma pomerano, utilizado em sua obra infantil. “Foi muito lindo. Valorizar a língua Pomerana também é um dos meus propósitos de vida”.
Nair enfatizou que as raízes do amanhã já estão sendo regadas hoje e já enraizadas com a história que cada qual traz consigo. E que sonhem, enfrentem desafios e acreditem que podemos fazer a diferença no lugar onde estamos inseridos. “A zona rural será aquilo que fizermos dela”, enfatizou.
17/7/25