“Em cada página lida e em cada palavra escrita, o Sítio do Picapau Amarelo ganha vida”

O Centro de Escritores Lourencianos, de São Lourenço do Sul, retomou neste ano o projeto “Uma visita ao Sítio do Picapau Amalelo”, com participação de escolas. Com publicação pela Pragmatha Editora, a obra incentiva o gosto pela leitura e o prazer da escrita. Confira o texto de apresentação do livro, escrito pelas integrantes da Comissão Organizadora.

APRESENTAÇÃO

Esta obra é a terceira edição do Projeto Literário proposto pelo Centro de Escritores Lourencianos, intitulado “Uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo”, e traz uma coletânea de textos produzidos pelos alunos do 5° ano de três escolas da rede de ensino do Município de São Lourenço do Sul: EMEF Francisco Frömming, localizada no distrito de Harmonia (zona rural); EMEF Professora Izolina Passos, localizada no Bairro Nova Esperança e EEEF Monsenhor Gautsch, localizada no Bairro Navegantes.
O objetivo deste projeto, além de estimular a escrita criativa, é de mergulhar no universo imaginário através da literatura, trazendo para dentro da sala de aula a vida e obra de Monteiro Lobato, que marcou gerações e segue encantando crianças e jovens com as aventuras dos personagens no Sítio do Picapau Amarelo, o que pode ser comprovado de forma magnífica por meio da “visita imaginária ao Sítio” realizada por estes pequenos grandes escritores.
Em cada página lida e em cada palavra escrita, o Sítio do Picapau Amarelo ganha vida, tornando-se não apenas uma história, mas um universo a ser habitado.
Este livro não é somente um registro escrito como produto de um projeto literário, mas o resultado de uma experiência lúdica que deixará memórias afetivas pelo envolvimento que a obra de Lobato produz em seus leitores, levando adiante o legado de um século da maior coletânea de literatura infantil brasileira.
Nas palavras de Monteiro Lobato “…editar significa multiplicar as ideias ao infinito, e transformá-las em sementes soltas ao vento, para que germinem onde quer que caiam”. Que assim seja!
Desejamos uma prazerosa e divertida leitura por onde este livro circular.

Comissão Organizadora do Projeto
Arita Martins Corrêa
Nair Kunde Lüdtke
Renata Bierhals Blödorn
Susani de Castro Pitano

14/10/25