Ebook aborda reflexões sobre a pandemia e seu impacto na educação

De que forma a pandemia e seu contexto de isolamento social afeta a educação? “Diálogos na pós-graduação do IFRS-Campus Osório: reflexões sobre a Educação Básica e Profissional” é a mais nova obra editada pela Pragmatha, com publicação pelo IFRS, e tem esta provocação como linha condutora.

O ebook tem organização dos professores Adriana Silvester Quadros, Alexandre Ricardo Lobo de Sousa, Elisa Daminelli e Maria Augusta Martiarena de Oliveira, e conta com artigos de docentes do curso de pós-graduação em Educação Básica e Profissional oferecido pelo Campus Osório. O prefácio é assinado pelo Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS Campus Osório, Marcelo Vianna.

A obra é dividida em três partes. A primeira parte aborda Educação, saúde e pandemia. A segunda parte analisa Educação Popular e Diversidade. Já a terceira tem como pauta Ensino Integrado e Formação Integral.

Confira os artigos:

Conversando sobre a Covid 19 e saúde: Da saúde pessoal à pública e à planetária, de Olga Garcia Falceto;

Educação em tempos de pandemia – Da gripe espanhola à Covid 19: Impactos na formação e no fazer docente, de Rita De Cássia Grecco Dos Santos;

Escola e vida, vida e pandemia, pandemia e vulnerabilidade, Vulnerabilidade e escola, escola e vida, de Fernando Seffner;

Educação de jovens e adultos: que discurso pedagógico é esse?, de Sita Mara Lopes Sant’Anna e Rodrigo Ademar Bender;

Mulheres na agroecologia e o papel dos institutos federais nas comunidades, de Milena Silvester Quadros;

A educação como possibilidade afirmativa das identidades étnicas, de Paulo Sérgio da Silva;

Reflexões sobre a pandemia: entre a bolsa e a vida, de Alexandre Lobo;

Educação em tempos de pandemia: A formação docente como instrumento de transformação, de Marcos Evaldt de Barros;

O ensino integrado no contexto do IFRS: a perspectiva da formação humana integral em cursos técnicos de nível médio, de Gabriel Silveira Pereira, Paola Cardoso Purin e Sita Mara Lopes Sant’Anna;

A concepção de formação do EMI: Reflexões a partir da percepção dos estudantes, de Eloise Bocchese Garcez;

Pesquisando o ensino médio integrado do instituto federal catarinense sobre um chão em movimento, de Tamiris Possamai.

A inspiração para o ebook começou com a abertura de espaços de diálogos, em 2020, voltados para o debate e análise dos impactos da pandemia, e seu respectivo contexto de isolamento social, na educação. Os professores constituíram um ciclo de palestras, composto por encontros nos quais temas relativos à educação eram debatidos com a presença de um ou mais palestrantes, inclusive com a participação de pessoas externas ao ambiente acadêmico.

O lançamento da obra será em breve.