Divulgado Regulamento do concurso que definirá ilustração de capa do livro Matriz da Cultura Negra no Gauchismo

A patrona dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul 2021, Liliana Cardoso, divulgou o regulamento do concurso que definirá a ilustração de capa do livro Matriz da Cultura Negra no Gauchismo. A obra está sendo produzida coletivamente por coautores expoentes em suas áreas de pesquisa e atuação sobre o papel e protagonismo do povo negro na história e identidade do Rio Grande do Sul.

O livro será lançado em setembro.

Confira o regulamento:

Regulamento Concurso Cultural
“Arte da Capa Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”
 
O livro “Matriz da Cultura Negra no Gauchismo” está sendo organizado pela patrona dos Festejos Farroupilhas 2021, Liliana Cardoso, com a participação de coautores renomados em suas áreas de atuação. A obra, com publicação pela Pragmatha Editora, apresenta um panorama da participação do povo negro na construção da identidade do povo gaúcho em diversas áreas de manifestação.
 
1. OBJETIVO
1.1. O presente edital estabelece normas e procedimentos necessários à realização do Concurso Cultural que tem como objetivo a criação da capa do livro “Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”.
1.2. O concurso objetiva selecionar a melhor proposta de obra ilustrativa de capa para composição da capa do livro.
1.3. A aplicação de título do livro, tipo de letra, nomes de autoria, logotipos e outras informações na composição da capa será feita pela equipe responsável pela edição do livro. Aos participantes do concurso cabe oferecer uma proposta de ilustração, sem a aplicação destes elementos.
1.4. A ilustração ou obra de arte vencedora será aplicada na capa do livro a ser publicado e passará a ser propriedade exclusiva do projeto, e utilizada em todas as formas de identidade do material a ser publicado e outras aplicações definidas pela comissão organizadora do livro.
1.5. A proposta de criação para capa do livro, obrigatoriamente, deverá levar em consideração o princípio de identificar e simbolizar a temática da trajetória do negro na construção da identidade do povo do Rio Grande do Sul, seja de forma figurativa ou abstrata/conceitual.
 
2. MATERIAL A SER PUBLICADO
2.1. O livro “Matriz da Cultura Negra no Gauchismo” é uma realização do patronato de Liliana Cardoso nos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, em parceria com a Pragmatha Editora e exponentes da área.
 
3. PARTICIPANTES
3.1. Os participantes deste concurso poderão submeter suas propostas, individualmente.
3.2. Considera-se participante do concurso todo aquele que tiver seu trabalho recebido em conformidade com as normas estabelecidas neste edital.
 
4. INSCRIÇÃO E ENVIO DAS ILUSTRAÇÕES OU OBRAS DE ARTE
4.1. O período para inscrição e envio das propostas será até 15 de agosto de 2021.
4.2. Não serão aceitas propostas após a data limite.
4.3. Não há limite de envio de ilustrações ou obras de arte por inscrito.
4.4. As propostas devem ser enviadas, exclusivamente, via e-mail, para Sandra.veroneze@pragmatha.com.br.
4.4.1. O assunto do e-mail deverá ser: “Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”.
4.4.2. O corpo do e-mail deverá conter:
a) Nome completo do participante;
b) CPF;
c) Telefone/WhatsApp;
d) Breve texto com o conceito da obra.
e) Breve biografia do participante
4.5. O arquivo deverá ter o formato 14 x 21 (largura x altura) centímetros, em alta resolução, em extensão jpg, png ou pdf.
4.6. A inscrição será concretizada com o envio do e-mail que constar a proposta de arte para a
capa do livro “Matriz da Cultura Negra no Gauchismo” obedecendo aos termos deste Regulamento.
 
5. COMISSÃO JULGADORA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
5.1. A Comissão Organizadora do concurso para escolha da capa do livro “Matriz da Cultura Negra no Gauchismo” atuará no julgamento e fará a seleção dos trabalhos que serão considerados finalistas no concurso.
5.2. Três propostas serão classificadas para a etapa final.
5.3. Serão considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos:
a) criatividade (inovação conceitual e técnica);
b) originalidade (desvinculação de outras marcas existentes);
c) comunicação objetiva (concisão e universalidade);
d) relação com o conceito, o tema e o objetivo geral do abordado no concurso;
5.4. Havendo empate que impossibilite a classificação de uma única proposta, será critério de desempate o item “5.3 d”.
5.5. Caso persista o empate, será considerado o item “5.3 a” como critério de desempate.
5.6. Serão desclassificados, pela Comissão Organizadora, ilustrações ou obras de arte consideradas impróprias, de conotação contrária aos bons costumes, à moral e às leis.
5.7. A capa vencedora será escolhida por júri popular.
5.8 Será considerada capa vencedora aquela que tive o maior número de curtidas (somadas as plataformas Facebook e Instagram) das páginas da patrona Liliana Cardoso e da Pragmatha Editora, onde as ilustrações serão publicadas.
 
6. CRONOGRAMA
13/07/2021: Abertura das inscrições e envio de propostas;
15/08/2021: Encerramento das inscrições e envio de propostas;
16/08/2021: Anúncio da proposta vencedora.
 
7. PREMIAÇÃO
7.1. O(a) participante vencedor do concurso terá seu nome divulgado nas mídias sociais do patronato e da Pragmatha Editora, e o nome constará nos créditos do livro como ilustrador(a);
7.2. A participação neste concurso enseja um kit de chimarrão personalizado para o vencedor.
7.3 O prêmio será entregue ao vencedor/a pela patrona Liliana Cardoso.
 
8. DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1. A simples participação neste concurso implica a total aceitação deste regulamento e os participantes neste concurso declaram, desde já, serem os autores das propostas das ilustrações ou obras de arte enviadas para a comissão organizadora do concurso, não tendo cometido plágio ou violação a qualquer direito de terceiro. Caso sejam utilizadas fontes comerciais, atentar para os direitos autorais.
8.2. Os participantes também cedem e transferem para o patronato de Liliana Cardoso e para a Pragmatha Editora, sem quaisquer ônus, e em caráter definitivo, de forma plena e irrevogável, todos os direitos autorais sobre todas as propostas de ilustrações ou obras de arte enviadas, para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica e na divulgação do resultado.
8.3. Aos organizadores, reserva-se o direito de efetuar alterações que considerarem necessárias na aplicação da arte escolhida.
8.4. Os organizadores não se responsabilizam por problemas técnicos que impeçam, retardem ou prejudiquem o envio ou recebimento das propostas.
8.5. Quaisquer dúvidas ou divergências não previstas no presente regulamento serão julgadas e decididas pela comissão organizadora do concurso.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Fechar Menu
Whatsapp Chat
Envia via WhatsApp
×
×

Carrinho