O escritor Nivaldo Rosa, estudioso da área de danças com vasta experiência na instrução de grupos, publicou recentemente pela Pragmatha Editora a obra “Compêndio técnico de dança e expressividade com aplicação às danças tradicionais gaúchas”. No livro, o autor fornece orientações técnicas para dançarinos que buscam agregar técnica e espontaneidade às apresentações. Conheça três das danças abordadas.
Chico Sapateado
Apresenta algumas características do ciclo das danças de pares enlaçados na execução do valsado e algumas características do ciclo do fandango na parte sapateada: galanteio, sedução, alegria, descontração com vivacidade característica). É uma dança com formação de pares independentes.
Meia Canha
Dança com algumas características das contradanças, tendo como ênfase a peculiaridade da “troca” de quadrinhas recitativas entre os dançarinos. As quadrinhas devem primar pela moral e os bons costumes do povo gaúcho. Dança apresenta características de pares dependentes em conjunto na coreografia mais usual, podendo também, apresentar características de pares independentes em suas variantes.
Pau de Fitas
Dança de origem primitiva e universal, com algumas características das contradanças, dançando em torno de um mastro, realizam evoluções, enquanto trançam as fitas as quais seguram. Dança ensaiada em formação de rodas e de pares dependentes em conjunto.
Para adquirir a obra, entre em contato com o autor pelo WhatsApp 51 99857-2551.