Conheça os poetas de “Versos de Outono” confirmados até o momento

A Pragmatha Editora lança até o final do mês mais de uma de suas antologias poéticas. “Versos de Outono” celebra a nova estação com poemas de escritores de todos os recantos do país. Uma parceria especial foi realizada com associações literárias que são parceiras da editora.

Conheça os coautores:

Adriana Aparecida de Oliveira Pavani – Atualmente, mora em Barra Bonita/SP. Participa em várias antologias poéticas e tem dois livros de poesias publicados: “Do caos à poesia” (Ed. Pragmatha, 2010) e “Os Girassóis voltaram a sorrir”. É membro da International Wrighters Association e acadêmica correspondente da ALPAS 21 (Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências “A palavra do século 21”).

Anamélia de Souza Jesus – Nascida em Porto Alegre, muito embora tenha tido ricas vivências na casa das avós em Santo Antônio da Patrulha. Rabisca versos desde a infância. Publicou seu primeiro poema aos 12 anos de idade em uma antologia internacional. Atualmente, seus poemas versam sobre temas voltados ao amor, ao empoderamento feminino e à natureza. Acredita que a escrita poética é uma forma honesta de sentir-se livre para expressar sentimentos e angústias. Além de poetisa aspirante, é bióloga, apaixonada pela vida em suas mais variadas formas, e doutoranda em saúde e meio ambiente na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Auri Antônio Sudati – Professor, poeta, escritor, ativista cultural e conferencista, é gaúcho, natural de Nova Esperança do Sul, antigo distrito de Jaguari. Editou 29 livros infanto-juvenis, alguns em parceria com alunos e professores, e um livro de poesia para adultos. Também participa de cerca de 150 coletâneas regionais e nacionais. Atualmente reside em Santa Maria/RS. Pertence à Casa do Poeta de Santa Maria, à Academia Santa-Mariense de Letras, à Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências de Cruz Alta-RS e à equipe editorial do jornal literário Letras Santiaguenses. Editou, em 2020, “A Pandorga Prateada de Yasmin”. Para 2022, vai editar o livro “O Cachorro Só Amanhã”.

Cleia Dröse – Natural de São Lourenço do Sul/RS, sócia fundadora e atual presidente do CEL (Centro de Escritores Lourencianos), dialoga com a poesia em busca de aperfeiçoamento da linguagem poética contemporânea.

Conceição Maciel – Natural de Salinópolis/PA, reside em Capanema, cidade vizinha. É formada em Letras pela UFPA. É cronista do Jornal de Capanema e do Jornal ROL. É Acadêmica da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA e da Academia Internacional Alpas 21, da qual é acadêmica correspondente. Possui várias premiações em âmbito nacional e internacional. Foi Destaque Cultural Poesias Sem Fronteiras (2018-2019). É autora e coautora de vários projetos literários entre eles, Literatura Falada e Trechos de Poesias. Recebeu a comenda de Mérito Cultural da Academia Brasileira de Trova- ABT. Foi agraciada com Menção Honrosa e homenageada pela Câmara Municipal de Capanema-PA (2018) com a Comenda “Dora Hilda”. Em 2020, lançou a obra Delicadezas.

Delma Gonçalves – De Porto Alegre/RS, é poeta, compositora, produtora cultural. Graduada em Letras, com Pós-Graduação em Produção Textual. Suas poesias estão em coletâneas desde 1994. É autora do livro Cinco Décadas de Samba no Bairro Santana. Faz parte da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves POA/RS, Academia Internacional de Literatura Brasileira/NY. 1ª secretária da Associação dos Sambistas Compositores Gaúchos. Integrante dos coletivos Sarau Sopapo Poético, Coletivo Nimba; Mulheres do Samba Sul e do Arte Negra Atividades.  Em 2019 lançou seu livro de poesias, “O Som das Letras” na 65ª  Feira do Livro de Porto Alegre.

Edinalva Rodrigues Ramalho – Nasce em Felisburgo, Minas Gerais, e, aos cinco anos de idade, mudou-se para Jequitinhonha. É apaixonada pela cidade, pela simplicidade e hospitalidade de sua gente. Professora aposentada, palestrante, poetisa e artesã. Já participou de vários concursos literários e publicou, em 2019, seu primeiro livro de poemas, Sentimentos Amorosos.

Edmilton Bezerra Torres – Nasceu na cidade de Pesqueira/PE, em 07/07/1955. É graduado em Administração de Empresas pela UFPE e aposentado como gerente da Caixa Econômica Federal. É sócio/fundador da ASPEL – Associação Pesqueirense de Literatura. Escritor de estilo versátil, escreve poemas livres, sonetos, cordéis, contos e crônicas. Participa de festivais de cordel, nos quais já foi premiado e participou de coletâneas desses eventos e de outras antologias. Publicou dois livros solo de poesias. É colaborador de blogs e jornais da sua região e publica textos no site Recanto das Letras.

Eduardo Guilhon Araujo – Ruivo, curioso, maratonista e triatleta, historiador diletante, apreciador dos números primos e de uma boa cerveja. À vezes (só às vezes) misantropo.

Elita Portal de Fraga – Nascida em 05/07/1947, é natural de Santo Antônio da Patrulha (RS). É membro do Grêmio Literário Patrulhense desde 2017 e tem participação nos livros Poesia na Praça, Suas Excelências: Os Personagens e Prosa na Varanda.

Evanise Gonçalves Bossle – Membro da Academia de Escritores do Litoral Norte-AELN  e da AJEB-RS. Em 2006, lançou o livro de poemas “Ícones do Tempo”. Em 2014 lançou seu livro de Contos “Outonos”. Em 2017 lançou seu livro de poemas Carrossel do Mundo e em 2020 lançou  o livro de Contos e Crônicas Um Novo Sol – sobre a pandemia do Covid19 e esperanças de um futuro melhor.  Tem um canal do YouTube (Evanise Bossle – dicas de leitura).

France Gripp – Mineira de Governador Valadares, reside em Belo Horizonte. Mestre em Estudos Literários pela UFMG, foi professora na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e na PUC Minas. Escreve poesia e prosa e é autora dos livros O rei dos imóveis, As Aventuras de Bera Titan, Coração Incendiário (Pragmatha, 2014), Trililili Paralelá: poesia infantil, Vinte Lições, Eu que me destilo. Conta com outras autorias, em coparticipações: quatro filhos, seis netos e uma bisneta. Para encomenda de livros e leituras diversas: www.francegripp.com.br.

Franciely Sampaio – Natural de Aracruz/ES, tem 30 anos. Formada em Dança Contemporânea e Teatro, seu trabalho solo consiste na união dessas duas vertentes, e, paralelamente, dedica-se à literatura. Escritora por paixão, teve desde sempre sua vida vinculada à escrita, com contos, romances e poesias. Publica, desde 2010, no site Recanto das Letras; no Caderno Literário Pragmatha, a partir de 2013, pela Editora Pragmatha (SP). Após algumas publicações e participações em coletâneas, lançou, em 2021, seu primeiro livro, Anfêmer(a), também pela Editora Pragmatha (SP).

Francisco de Assis Maciel de Aquino – Nasceu em 21/04/1959 na cidade de Pesqueira/PE. É professor, acadêmico da APLA – Academia Pesqueirense de Letras e Artes, sócio da ASPEL – Associação Pesqueirense de Literatura e da SOPOESPES – Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira. Envolve-se com ações nas áreas de educação, esporte e cultura da cidade de Pesqueira. É autor, ator, diretor artístico, radialista e tem publicações no Blog O Abelhudo e no Jornal Pesqueira Notícias.

Gargione Oscar Oliveira de Ávila – Natural de Pinheiro Machado, nascido em 5/11/1946. Reside em Rio Grande. Possui troféus por poesias e músicas classificadas e premiadas em festivais como Martinho Pereira, FEARG, Pérola da Lagoa, Piquete Chama Nativa, Grupo Hospitalar Conceição, Planície Costeira, Seiva da Terra, Rinconada, Academia Rio-Grandina de Letras, Estância da Poesia Crioula, Cante uma Canção em Vacaria, Bicuíra da Canção, Laçador da Canção Nativa e outros. Compositor do Hino do Piquete Lila Alves. Possui poesias publicadas em Antologias Poéticas: São Pedro do Sul, São Lourenço do Sul, Coletânea Poética Jornal do Nativismo. CDs de poesia: Pra Hora do Mate e Cruzando Cancelas. Sócio da Estância da Poesia Crioula do RS, é delegado regional em Rio Grande. Membro da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana.

Giovana Schneider – Mora em Marechal Floriano, região serrana do Espírito Santo. Gosta de ler e ama escrever. É entusiasta na literatura. Está se dedicando a escrever. Já tem alguns livros publicados. Está sempre querendo aprender, como poeta, escritora e contista. Participa de várias antologias e acha muito interessante este universo. Atualmente, faz graduação em Filosofia. Também é Acadêmica da AFHAL (Academia Florianense de História, Artes e Letras “Flores Passinato Kuster”). 

Graziela Barduco – Atriz, escritora e mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. É autora dos livros “Na Rima da Menina”, “Lutei Contra 100 Leões – Todos os 100 eram Jumentos”, “A Menina e o Pé” e “O Sapinho e o Bumbum”.

Irlana Jane Menas da Silva – Feirense, professora, poeta. Doutora em Ciências da Educação, UTAD/Portugal. Professora da UEFS. Doutora Honoris Causa em Educação. Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Gênero (GEPHEG) em educação gerontológica e envelhecimento e educadoras baianas. Confreira da Academia ALAFS, cadeira 19, da CONCLAB/CONINTER, cadeira 81, Cadeira 118 da Academia Internacional Mulheres das Letras Comendadora das Letras, Acadêmica Titular da Imperial Academia de São Constantino e Santa Helena de Ciências Históricas, Medalha Princesa Isabel, a Redentora, Membro do Núcleo de Letras e Artes de Portugal e Três livros acadêmicos publicados pelo GEPHEG como organizadora e com artigos, além de capítulos em outras obras e poesias em várias coletâneas.

Isabel Cristina Silva Vargas – Viúva, aposentada no serviço público, advogada, professora, jornalista. Publicou vários  anos no Jornal Diário  da Manhã e tem participação em antologias e coletâneas, além  de livro solo Pedaços  de Mim, e livro 23 dos Acadêmicos  Honorários da Academia Lima Barreto. Filiada a diversas academias: Academia Teófilo  Otoni, Academia de Letras de Fortaleza, Academia Literária Lima Barreto, Academia Literária do Século  XXI-ALPAS e Academia de Letras  do Brasil / Secção  Bahia. Membro dos Poetas Del Mundo; Associação Internacional de Poetas; Portal Cen, Revista Eisfluencia, Portal SVAI e Portal O.M.E.

Jania Souza – Escritora, poeta, declamadora, artista plástica, economista e contadora, nascida na cidade de Natal. Atua no movimento literário contemporâneo, participando como sócia em entidades culturais nacionais e internacionais. Tem reconhecimento literário por suas obras e destaca os mais recentes: Pioneiras – Prêmio de Literatura Nísia Floresta 2020 da Fundação Cultural José Augusto do Estado do Rio Grande do Norte e o Troféu Clarice Lispector de Melhor Livro de Biografia 2021 da ZL Books; A abelhinha Jurema – Menção Honrosa no Concurso Internacional de Literatura UBE/RJ – 2021 – Prêmio Stella Leonardos – Literatura Infantil. Encontra-se em www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com

Jax – Fernando Jacques de Magalhães Pimenta – Nasceu no Rio de Janeiro, em 1952. Bacharel em Direito, tem Mestrado em Ciência Política e é diplomata aposentado. Livros recentes: Afinal de Contos; Microcontos, Mini-Poemas, Curtas Reflexões para uma Vida Breve; Para um Menino, Nada é Difícil? Antologias: Scortecci, Assis, Chiado Books, Illuminare, Palavra é Arte, Recanto das Letras. Revistas: LiteraLivre e Literária de Lusofonia.

Jefferson Dieckmann – Escritor, poeta, advogado e técnico especializado em telecomunicações. Gaúcho de São Lourenço do Sul, nasceu às margens da imensa e bela Lagoa dos Patos. É presidente da AIL – Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana e participa de várias entidades literárias. Foi o coordenador brasileiro de dois Encontros de Escritores do Mercosul, realizados na Argentina e no Paraguai.

Jonas Matheus Sousa da Silva é paraense, de Capanema, nascido em 1989. É filho de Jovencio Oliveira da Silva e Antônia do Carmo Sousa da Silva, irmão de Jorbia Cecília e Jones Tiago. Franciscano-capuchinho e padre da Igreja Católica Romana. É licenciado em Filosofia, cursou Teologia na Arquidiocese de Belém e concluiu o mestrado em Filosofia na UFPA. Já publicou nove de seus livros filosóficos e poéticos [Desde “Boulevard de Inverno” (2014) até “São Francisco: a estética da cruz” (2022)]. Dispõe suas obras literárias no site https://clubedeautores.com.br/livros/autores/jonas-m-s-silva. Colaborou com diversos artigos para jornais impressos e revistas acadêmicas.

Leonardo Andrade – Escritor, poeta, astrólogo, conhecedor de Tarô, Runas e I Ching, com sede infinita de conhecimento e sem jamais perder a vontade de mudar o mundo e torná-lo um lugar muito melhor.

Loiva Inez Tessmer Buttow – Natural de São Lourenço do Sul / RS; membro do CEL – Centro dos Escritores Lourenciano (Associada); escreve poesias desde sua adolescência, mas somente agora no outono da vida, está ousando divulgá-las com objetivo de compartilhar suas sensibilidades através dos versos.

Mara Carvalho Leite – Natural de Palmeiras (Bahia). Nasceu em 29 de janeiro de 1954. Publicou dois livros de poesia pela Pragmatha e é participante do Caderno Literário. Participou de várias antologias poéticas pelo Brasil. É tradutora-intérprete, professora de línguas e é apaixonada por literatura.

Maria Elza Fernandes Melo Reis – Bacharel em Ciências Econômicas, Analista Contábil, titular da cadeira nº. 11 da ACLA – Academia Capanemense de Letras e Artes, Acadêmica correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni – MG e Academia ALPAS 21 – Cruz Alta – RS, acadêmica da AVAL – Academia Virtual de Arte Literária.  Publica em antologias nacionais e internacionais, plataformas digitais. Foi nomeada em diversos concursos literários de âmbito nacional e internacional. Autora do livro Amor de Poesia. 

Maria Gorete Pinheiro Dantas de Oliveira – Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Especialista em Planejamento e Avaliação – Universidade Federal do Ceará (UFC), e em Psicopedagogia – Universidade Araraquara (UNIARA) em São Paulo. Mestre em Ciências da Educação – Universidade da Madeira (UMA), Portugal. Servidora pública municipal – Fortaleza/CE.  Titular da Academia Quixadaense de Letras, cadeira 34.  Membro da Academia Virtual de Língua Portuguesa e Literatura AVLPL, Cadeira 47. Escritora e participante de diversas antologias.

Maria de Lourdes Prata Garcia  (Lóla Prata) – Nascida em Santos, São Paulo, aos 13 de janeiro de 1940. Idealizadora e fundadora da ASES, Associação de Escritores de Bragança Paulista em 22/02/92. Fundadora da Seção de Bragança Paulista da União Brasileira de Trovadores UBT em 14/08/2007. Em 2015 criou a primeira turma de cordelistas de Bragança Paulista com 20 trabalhos publicados no I Volume da série Histórias de Bragança Paulista. Criou a primeira turma de 11 epodistas para o II Volume da série Histórias de Bragança Paulista. De 2022 a 2023, Presidente Estadual de São Paulo, UBT – União Brasileira de Trovadores.

Marilu F Queiroz – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Aquarelista e escritora. Associada REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras. Livros: de contos, didático, dissertação sobre arte e textos em antologias e revistas no Brasil, Alemanha, França, Itália e Suíça.

Márnei Consul – Professor e escritor patrulhense. Formado em Letras – Português/Inglês (UNISINOS) e pós-graduado em Educação em Direitos Humanos (FURG), Educação para a Diversidade (UFRGS), Educação Ambiental (FURG), Gestão Escolar: Orientação e Supervisão (São Luís) e Língua, Literatura e Ensino (FURG). Tem formação continuada como Agente Cultural (IFSul). Escreve poemas, contos, crônicas e romances. Publica desde 2009. Integra o Grêmio Literário Patrulhense desde 2013.

Marta Bottini – Mmãe, poetisa, professora, mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas UFPEL.

Nilo Moraes – Natural de Pesqueira PE, Presidente da Aspel – Associação Pesqueirense de Literatura, Presidente do Lions Clube Pesqueira, Secretário de Governo de Turismo e Cultura do município de Pesqueira, filho de Socorro Moraes, casado com Edgeuza Torres de Moraes. Tem dois maravilhosos filhos, Pedro Nilo e João Victor. Envolve-se com a cultura do município e dedica-se aos bons caminhos do futuro da cidade. Atualmente com um livro e um CD em dias de ser lançado.

Paulo Vasconcellos – Escritor e poeta, paraense de Capanema, integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA. Tem quatro produções autorais, além de participações em diversas antologias, incluindo projetos da Pragmatha Editora. A experiência adquirida faz com que os seus feitos literários sejam reconhecidos em diversos rincões. Escreve desde muito jovem e é do grupo PCDV – Pessoa com Deficiência Visual, mas carrega consigo a motivação e o entusiasmo.

Raquel Alves é uma escritora cearense, formada em Letras, Jornalismo e com mestrado em Ciências das Religiões. Participou e recebeu certificação em concursos literários nacionais e internacionais. Possui poesias publicadas em antologias de editoras conhecidas e, de forma independente, semeia seus romances sobrenaturais, histórias fantásticas e poesias ultrarromânticas.

Rita Queiroz – Natural de Salvador/BA. Doutora em Filologia e Língua Portuguesa. Professora, escritora, poeta. Autora de 15 livros, dos quais sete de poemas, um de contos e sete infantojuvenis. Organizadora de 14 coletâneas. Coautora em mais de 150 antologias/coletâneas. Integra os coletivos Confraria Poética Feminina, Mulherio das Letras, Confraria Ciranda Poetrix, Mulheres Maravilhosas e Enluaradas. Membro de 11 agremiações literário-culturais.  Prêmios em 2021:  Destaque Literário na Categoria Poesia pela Focus Brasil New York / AILB; Grand Prix Femme Littéraire – categoria Pesquisa – e Prix Valkyrie pelo Institut Cultive Suisse Brésil; Mérito Poético pelo Projeto Poetizar o Mundo; Autor Destaque pelo Projeto Antologias Brasil.

RodrigoSBA – Natural de Salvador, Bahia, Brasil. Apreciador de variadas artes, é informático, professor, poeta e minicontista, tendo seus textos publicados em livros, revistas, cadernos literários e outras mídias.

Rosalva Rocha – Patrulhense. Em 2007 encorajou-se a participar, como coautora, do livro “ … aos 40! “. De lá para cá vem participando de diversas publicações, a exemplo das “Antologias da Academia de Escritores do Litoral Norte” (2011/atual), “Suas Excelências, os Personagens” (2015, 2017 e 2018), “Prosa na Varanda” volumes de 1 a 6 e diversas Antologias do estado. Em 2019 participou, como coautora do Livro de Receitas intitulado “Receitas das Filhas das Mães”, reconhecidamente uma publicação de grande sucesso. Em 2020 organizou o livro “Pandemia – Tempo de Prosa e Poesia”. Participa do Caderno Literário Pragmatha e tem seu espaço no Recanto das Letras. É associada do Grêmio Literário Patrulhense, ocupando atualmente a secretaria.

Rosana Batista Almeida – Baiana, de Salvador, e já escreve desde a pré-adolescência. Formada em engenharia civil pela UFBA e mestre na mesma área (Geotecnia/UFPE), atua no órgão ambiental da Bahia (INEMA). Em 2016, classifica-se em Concurso Literário e participa da Antologia A Poética da Madrugada, da editora Pragmatha. Em 2017, publica nas revistas literárias Marinatambalo e Mallamargens, sendo, então, em 2018, classificada no Concurso Literário UFG-Campos Catalão, com o poema intitulado Elo. Ainda nesse ano, publica, pela editora Pragmatha o seu primeiro livro de poemas, intitulado Circuitos de Solaris, com orelha da ilustre profa. Vera Maria Tietzmann Silva e capa do artista Dilermando de Castro Lemos. Em 2020, publica poemas na Revista Quatetê e em Antologias organizadas pela editora Pragmatha. Em junho de 2021, participa da Revista Acrobata.

Roselena de Fátima Nunes Fagundes – Nascida em São Gabriel/RS. Radicada em Camaçari/BA.  Licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia.  Professora, genealogista, poetisa e escritora.  Publicações nacionais e internacionais em Antologias, Jornais, Revistas, Blogs, Facebook e Instagram. Livro publicado: Sentimentos em poesia.

Sirleia Erdmann – Natural de São Lourenço do Sul/RS, sócia do CEL (Centro de Escritores Lourencianos). Escrever para ela é um exercício para a alma, libera sentimentos que ficam escondidos e esquecidos nas gavetas do coração.

Sumica Miyashiro Iwamoto – Natural de Olimpia/SP, reside no Pará há 23 anos. Artista plástica, ilustradora, poetisa, suas obras são inspiradas na natureza, mitologia, folclore e presença divina que estão presentes no mundo natural. Ocupa a Cadeira nº 11 da Academia Canaãnense de Letras – Canaã dos Carajás/PA. Publicações: “Piquenique”, ilustração infantil “O Laço e o Compasso” (ilustração da capa), da Pragmatha; Pará Expojoia “Amazônia Design e Riqueza Viva” II & III; Catálogo da Coleção “Carajás Joias do Pará Amazônia Brasil” – Polo Joalheiro São José Liberto – Belém PA. Participa de diversas antologias.

Tchello d’Barros – Escritor e artista visual, vivendo no Rio de Janeiro. Entre Prosa e Poesia publicou sete livros e tem contos, crônicas ensaios e poemas publicados em mais de 100 coletâneas, antologias e didáticos. Suas criações visuais já participaram de mais de 150 exposições em 18 países. Ministra oficinas literárias, dedica-se à produção audiovisual e à itinerância de seu projeto multimídia de Poesia Visual “Convergências.

Vilma Avila Vianna – Capixaba, radicada em Pelotas. Professora universitária aposentada (UFPEL). Participa do Centro Literário Pelotense (CLIPE), do Grupo Literário da Bibliotheca (GLIB). Sócia correspondente do Centro de Escritores Lourencianos (CEL). Membro do Conselho Diretor da Bibliotheca Pública Pelotense. Assinante colaboradora do site Recanto das Letras. 

Werner Hirschmann – Natural de São Lourenço do Sul, morando atualmente em Nova Petrópolis, começou a escrever poesias aos nove anos de idade, quando entrou para o CEL (Centro  de Escritores Lourencianos). Participou de algumas antologias do CEL e ganhou destaque especial no VIII Concurso Internacional de Poesias 2003 (Pelotas/RS). Atualmente, além das poesias, compõe e toca piano e violão.