Conheça os autores do volume 03 da coleção do projeto (Des)pluga

O projeto “(Des)Pluga: o Pensamento Computacional atrelado a Atividades Investigativas e a uma Metodologia Inovadora” está produzindo duas novas obras, com publicação pela Pragmatha Editora. O volume 03 aborda temas como O Pensamento Computacional atrelado aos contextos da Física e da Química: do jogo aos experimentos; Letramento digital e letramento matemático aliados ao pensamento computacional em sala de aula; e Recomendações para o uso das Tecnologias na Infância.

Conheça os autores:

Aline Silva De Bona | Organizadora da obra e autora: Professora de Matemática do IFRS – Campus Osório. Mestre em Ensino de Matemática e Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. Pós-doutora em Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade pela USP. Criadora e Líder do Grupo de Pesquisa MATEC – Matemática e suas Tecnologias, certificado pela instituição e CNPq, desde 2010, no IFRS – Campus Osório. Mãe da Eduarda (2014), do Igor (2017) e da Alice (2018). Apaixonada pela Educação Matemática! http://lattes.cnpq.br/0264896077247150

Ana Carolina de Fraga Dorneles: Estudante do 4° ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio pelo IFRS – Campus Osório. Participante de projetos de Ensino e Extensão desde 2019 e Bolsista do Projeto de Pesquisa: Tecnologias na Infância e seus Efeitos no ano de 2021. http://lattes.cnpq.br/0683277314792038

Anelise Lemke Kologeski: Professora na área de Informática do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) do Campus Osório. Possui Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM, 2016), é Mestre em Microeletrônica (PGMICRO/UFRGS, 2011). Pesquisa sobre o uso da Informática na Educação, explorando o Pensamento Computacional, o Raciocínio Lógico e a Programação Básica, participando do projeto (Des)Pluga, e orientando projetos de pesquisa e extensão financiados pelo fomento interno do IFRS e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

http://lattes.cnpq.br/7136739696069444

Enzo Klein Gomes da Silva: Estudante do 2º ano do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio pelo IFRS – Campus Osório. Conhecido pelo nome de Maxine, foi bolsista CNPq no ano de 2021 pelo projeto Tecnologias Digitais na Infância e seus Efeitos. Dentre as áreas de estudos, sua favorita é a tecnologia, principalmente a área de robótica.

http://lattes.cnpq.br/2050725208327795.

Guaraci Vargas Greff: Pai da Natália Christine (2001), Professor e Coordenador dos cursos Técnicos em Informática do Instituto Estadual Riachuelo – Capão da Canoa (desde 2005). Pai do Raul Mateus e Pós-graduado em Educação à Distância: Gestão e Tutoria pela Uniasselvi Capão da Canoa (2013), Pós-graduado em Educação Básica Profissional (2016) e Mestre em Informática na Educação pelo IFRS (2019). Autor de capítulo no livro :Conexões no Processo Educativo – possíveis olhares sobre a matemática, a literatura, a informática e a Ética, CRV ( 2017). Participante do Núcleo PoA RBAC – Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (desde 2018), na RBAC desde 2015.

http://lattes.cnpq.br/8197412501666653

Lucas Souza Santos: Pós-Graduando Stricto Sensu em Diversidade Cultural e Inclusão Social – linha: saúde e inclusão social – (FEEVALE – Novo Hamburgo / RS). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pós-graduado Lato Sensu em Educação Básica e Profissional (IFRS – Campus Osório / RS). Bacharel e Licenciado em Educação Física. Atualmente é professor de educação física nas redes municipais de Canela / RS e Gramado / RS.

http://lattes.cnpq.br/4764825297573759              

Henrique Reinke Winterkorn: Estudante do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática no IFRS Campus Osório. Participante de Projetos do Campus desde 2020, tendo ingressado no (des)Pluga em 2021; Entusiasta das áreas de química, física e tecnologia, com foco dedicado ao desenvolvimento de sistemas e programação utilizando a linguagem JAVA.

http://lattes.cnpq.br/3792900648511126

Marcus Vinicius de Azevedo Basso: Possui graduação em Matemática (1985), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela (1996) e doutorado em Informática na Educação (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente é professor associado da UFRGS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação e Aprendizagem em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais na Educação Matemática, ambientes virtuais de aprendizagem, psicologia cognitiva e formação de professores.

http://lattes.cnpq.br/5478310789654878

Marcelo Barbosa Magalhães: Mestrando em Informática na Educação (IFRS – Campus Porto Alegre). Especialista em Educação à Distância: Gestão e Tutoria – (UNIASSELVI- Capão da Canoa). Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas –  (UNIASSELVI- Capão da Canoa). Técnico de Informática para Internet – (IFRS – Campus Osório). Atualmente atua como profissional autônomo na área de Técnica de Informática. http://lattes.cnpq.br/0792669960093657

Natália Bernardo Nunes: Estudante do 4º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio pelo IFRS – Campus Osório, pesquisadora e entusiasta nas áreas de Matemática e Informática na Educação, sendo bolsista CNPq desde 2015 sendo os anos de 2020 e 2021 dedicados ao projeto (Des)Pluga e integrante do grupo de pesquisa MATEC – Matemática e suas Tecnologias.

http://lattes.cnpq.br/7113630758313255

Vitor Emmanuel de Mello Siqueira Bitencourt: Estudante do 3º ano do curso de técnico em informática integrado ao ensino médio(EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório. Bolsista em projetos desde 2020. bolsista do projeto do (Des)pluga desde 2021, apaixonado por  conhecimento, programação, tecnologias, engenharias, jogos, etc.

http://lattes.cnpq.br/5623696224109034