A Pragmatha Editora é responsável pela edição deste ano da obra Suas Excelências, os Personagens. A iniciativa é do Grêmio Literário Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha/RS, e faz uma homenagem a personalidades locais que marcaram a vida da comunidade e impactaram na experiência existencial de seus moradores. Conheça os autores:
Adia Ione Meregalli de Souza é professora aposentada, graduada em Licenciatura Plena em Letras e Literatura na Faculdade de Ciências e Letras de Osório (FACOS). Com lembranças vivas de seu marido através da variedade de seus dons, resolveu integrar esta edição da obra Suas Excelências, Os Personagens, para que nela fique perpetuada a sua história.
Ana Zenaide Gomes Ourique é graduada em Letras, com pós-graduação em Folclore. É pesquisadora e integra o Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha. Como escritora, já participou de diversas edições do Raízes, do Raizinhas, de jornais locais, bem como de outras obras literárias.
Antônio Francisco Silveira de Castilhos é patrulhense, citricultor, pecuarista, agricultor, aposentado do INSS, formado em contabilidade e curso superior incompleto, faz parte do Lions Clube desde 1988. É também microempresário no ramo de sucos naturais. Também faz parte do GRUPO 60+ de informática básica do Polo Universitário Santo Antônio, e através deste projeto foi escrito o primeiro livro “Minha Vida dá um Livro” e E-Book sobre “Plantas Medicinais e Histórias de Santo Antônio da Patrulha” – livros do projeto 60+.
Carmen Alminhana Monteiro nasceu em Santo Antônio da Patrulha, filha de Norberto e Ondina. É casada com Antônio Carlos Maciel Monteiro e mãe de Gustavo e Paulo Henrique. Tem seis netos. Formada em designer gráfico na Ulbra. Trabalha há 35 anos no ramo gráfico, 25 anos na diretoria da Moenda da Canção, sendo 15 como presidente. Na ACISAP foi presidente na gestão 2015-2017, coordenou o livro de fotos Pelos Caminhos de Santo Antônio da Patrulha e o livro ACISAP 50 anos na relação comércio consumidor. É diretora de Cultura e Turismo da atual administração municipal.
Débora Castilhos Pereira nasceu na cidade de Santo Antônio da Patrulha. Atualmente é estudante de Graduação em Museologia na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cursando o 5º semestre, desde 2016. Realizou oficinas com ênfase em teatro. Participou de cursos de extensão, como 7º Fórum Nacional de Museus, em Porto Alegre/RS, e Seminário Nacional de História e Patrimônio Cultural. Também escreve algumas poesias pessoais, transitando entre a palavra que liberta através do exercício poético. Recentemente, é Bolsista de Extensão do Nutal (Núcleo Transdisciplinar Arte e Loucura), que desenvolve um programa de extensão, a partir da parceria com a Oficina do Hospital Psiquiátrico São Pedro pelo Departamento de Psicologia Social da UFRGS.
Elaine Lauck tem 46 anos e é formada em Letras Português e Inglês (FACOS), com especialização em Literatura Brasileira Contemporânea pela UNISINOS. É professora desde 1998. Atua pelo Colégio Santa Teresinha há 10 anos e é concursada pela Prefeitura de Gravataí há 13 anos, onde desempenha a função de vice-diretora na Escola Breno Jardim Garcia. Publicou Veredas Literárias (2014) e Plural de Signos (2015), este em parceria com outros três autores. Além disso, publicou 67 artigos em jornais, como Zero Hora, Correio de Gravataí, VS e Jornal do Comércio. Quando dava aula na escola particular Nossa Senhora de Fátima, de Sapucaia do Sul, em 2006, seus alunos ficaram em quarto lugar na prova do Enem, na região do Vale dos Sinos, devido às elevadas notas que obtiveram em Língua Portuguesa e redação.
Elita Portal de Fraga é patrulhense, formada no curso Magistério do Colégio Santa Teresinha. Foi professora por 12 anos, aposentada pelo Banco do Brasil, membro do Grêmio Literário Patrulhense. Tem publicações nos livros Poesia na Praça, Prosa na Varanda e Suas Excelências, Os Personagens.
Elizabete Meregalli da S. Silveira é professora, formada em Letras, com publicação nos livros Antologia Poética Patrulhense – “Poesia na Praça” – e “Prosa na Varanda”. Atualmente faz parte do Grêmio Literário Patrulhense.
Enilto José dos Santos é natural de Santo Antônio da Patrulha. Advogado. Publicação: Matéria relativa à Técnica Legislativa Nacional e ao Processo Legislativo Estadual na Revista Jurídica do Poder Legislativo. Na Assembleia Legislativa, é servidor aposentado, onde exerceu diversas funções, dentre elas: Superintendente Legislativo, Superintendente Administrativo e Financeiro, Superintendente-Geral e Chefe de Gabinete da Presidência. Na FENALE – Federação Nacional dos Legislativos, foi Diretor Jurídico, e no SINFEEAL – Sindicato dos Servidores Estáveis e Efetivos da Assembleia Legislativa – é, desde sua criação, o Vice-presidente da entidade.
Iracema Maria Brito nasceu em Entrepelado, em 16/01/1926. Depois, mudou-se para Rolante, e enfim para Santo Antônio da Patrulha. É a filha mais velha de Aristides Brito e de Hilda Estelita Schirmer, casal que teve sete filhos. Aprendeu a costurar logo cedo e seu talento para a moda era incomparável. Na adolescência, destacou-se também pela sua distinta beleza, sendo rainha do carnaval por duas oportunidades. Com 22 anos, casou-se com Waldyr Bobsin, conhecido prosador da cidade e contador, de profissão. Juntos, tiveram seis filhos: Marco Antônio, Marco José, Marco Aurélio, Marco Cézar, Marcia Eloisa e Marcia Elisa. Na maior parte da vida a família morou no alto da avenida Borges de Medeiros, n. 414, na área histórica da cidade. Atualmente, Iracema, com 96 anos de idade, vive em Porto Alegre, onde é assistida por seus filhos e netos.
Ivete Castilhos de Oliveira Mesquita é natural de Santo Antônio da Patrulha. Licenciada e especialista em História e Gestão Escolar. Atualmente, professora aposentada. Reside em Imbé/RS há 30 anos.
João Alfredo Peixoto é administrador de empresas. Tem publicação no livro “Suas Excelências, os Personagens”.
João Braga nasceu em Santo Antônio – RS, num dia de Natal, durante a II Grande Guerra. Formado em Contabilidade (E.T Barão do Cahy – 1965); em Economia (UNISINOS – 1972); em Direito (UDF – 1985); em Direito Econômico (FGV- 1997); e D. do Trabalho (ATAME – 20000). Trabalhou como professor (1963/65); bancário (Banrisul – 1965/70, Banco do Brasil – 1970/85); coordenador geral de Defesa da Ordem Econômica – 1985/91 – e representante do Ministério da Fazenda nos Grupos Técnicos do Mercosul – Defesa da Concorrência, Defesa do Consumidor – e Equalização dos Serviços Públicos (1991/2000); Aposentado MF (2000). Advogado autônomo (2000/2015).
Joelson Machado de Oliveira é patrulhense, administrador e advogado. É autor de três livros, Remoendo Sonhos (2007), Céu de Oceano (2009) e Rua Deserta (2017). Associado ativo do Grêmio Literário Patrulhense, participou de diversas obras literárias organizadas pela entidade. É um escritor ativo e engajado, participando sempre que possível de obras coletivas, bem como escrevendo em jornais.
Júlio de Castilhos Machado é o quarto filho da Leda W. Ferreira de Castilhos. Tem 80 anos. É agricultor e reside até hoje na propriedade da família, com olhar sereno e tomando um chimarrão. Adora relembrar todos os momentos vividos pela sua infância, juventude e, claro, algumas das histórias da sua mãe.
Jussara Müller de Assis é professora aposentada, licenciada em história pela Faculdade de Ciências e Letras de Osório – FACOS. Especialista em educação especial. Pós-graduação “lato sensu” em fundamentos de educação especial – área de concentração – políticas públicas e educação especial: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Voluntária da Federação das APAES do Estado do RS, ano de 1993 até presente data. Como escritora, é membro do Grêmio Literário Patrulhense e participa frequentemente das obras literárias organizadas pela entidade.
Leda de Souza Sinhorelli é formada em Letras – Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura. Exerceu suas funções em várias escolas: Colégio Santa Teresinha, Escola Estadual (na época), Escola Cândido de Barros, Escola Barão do Cahy e Escola Coronel Camisão (na época). Lecionou em cursinhos de preparação para vestibulares na Escola Barão do Cahy. Fez correção de Trabalhos de Faculdades – TCC. Lecionou aulas particulares desde que era estudante.
Loraine Schaun é médica pediatra, leitora voraz e escritora criativa. A cada dia que passa se apaixona mais pela literatura e assim vai desbravando esse universo. É membro do Grêmio Literário Patrulhense.
Lucy Migliavaca Message É patrulhense, bacharel em Matemática pela PUC/POA, professora aposentada, tendo exercido suas funções de 1970 a 2012. Após esse período, muito realizada, dedica o seu tempo à família, ao artesanato, à leitura e ao voluntariado na Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Luiz Henrique Machado nasceu eu 17/10/1963, em Santo Antônio da Patrulha. Residente na localidade de Barro Vermelho – 1º distrito. Filho de Teobaldo Luiz Machado e Celaniria da Luz Machado; neto de Reinécio Machado dos Santos e Luiza Marques Machado e de Alfredo Gabriel da Luz e Maria José da Luz. Agropecuarista, formado em Técnico em Segurança do Trabalho e Eletrotécnico. Trabalhou por 19 anos na CEEE-D, na área Administrativa. Aposentado e gostando ainda mais das lidas do campo.
Luis Paulo Flor de Barcellos, também conhecido como Tokinho Barcellos, é patrulhense. Corretor de Seguros. Escreve poemas em forma de versos rimados, contando e homenageando familiares e amigos. Tem publicações no livro Suas Excelências, os Personagens, Prosa na Varanda e Antologia Poética Poesia na Praça. É membro do Grêmio Literário Patrulhense.
Marco Aurélio Bobsin é filho de Waldyr Bobsin e Iracema Maria Brito Bobsin. Engenheiro da Petrobrás.
Maria Claudia Rocha Machado, nascida em 6 de março de 1978, seguiu os conselhos da avó de estudar, ter uma profissão, e casou-se com 32 anos. É analista de sistemas e exerce atualmente a profissão como gestora de projetos em tecnologia.
Maria das Graças Machado Castilhos é advogada. Tem publicações nos livros Antologia Poética Patrulhense, Poesia na Praça e Suas Excelências, os Personagens.
Maria Eloisa da Costa é patrulhense. Advogada, cursou as faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais e Letras/Bacharelado, ambas pela PUC/RS, e História/Licenciatura pela FURG. Escreveu o artigo “A Trajetória da Família Costa na Lavoura Orizícola”, in ‘Santo Antônio da Patrulha Re-conhecendo sua História’. Autora do livreto “Relembranças Infantis” e do livro “Falares Patrulhenses”. Tem publicações no livro Suas Excelências, os Personagens, vols. 1, 2, 3. Membro do Grêmio Literário Patrulhense.
Maria Escolástica de Medeiros Castilhos é patrulhense, professora aposentada, casada com Antônio Francisco Silveira de Castilhos, e tem dois filhos (Leonardo e Débora). Faz parte do Lions, um clube de serviços que atende os mais necessitados. Representa o Lions no COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), onde é a secretária. No Polo SAP está inserida num projeto de informática básica 60+ e através deste projeto já foi escrito o primeiro livro “Minha Vida dá um livro”, E-Book sobre “Plantas Medicinais, Histórias de Santo Antônio da Patrulha”, estes livros do projeto 60+ no Polo SAP foi escrito em conjunto com os outros colegas.
Maria Ruth Maykot nasceu em 19 de dezembro de 1936, em Santo Antônio da Patrulha. Reside em Itajaí/SC desde 1961, onde cursou a faculdade de Direito, já jubilada. Embora distante da sua terra natal, nunca perdeu os estreitos laços com a mesma, acompanhando os familiares que por aqui ficaram e acompanhando o setor cultural com muito orgulho, carregando a pequena pátria dentro da sua alma.
Mario Antônio Barcelos é patrulhense da localidade de Chicolomã. Participa desde 2011 da Antologia Poesia na Praça, bem como de publicações variadas, a exemplo dos jornais Folha Patrulhense e extinto Alternativo. Em 2016, participou do Poesia Livre, do estado de Pernambuco e de Vozes do Parthenon Literário de Porto Alegre. É membro-fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha e associado do Grêmio Literário Patrulhense.
Marlisa Peixoto Fraga nasceu em 18/11/1964, na cidade de Santo Antônio da Patrulha. Formada em Magistério pelo Colégio Santa Teresinha, graduada em Estudos Sociais pela FACOS-Osório e graduada em Pedagogia pela FURG – Universidade Federal do Rio Grande é professora estadual aposentada e professora municipal em atividade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, localizada em Chicolomã, sexto distrito de Santo Antônio da Patrulha. Casada, mãe de um filho e moradora de Chicolomã.
Renato Miguel Sinhorelli formou-se professor rural na Escola Ildefonso Simões Lopes, em Osório – RS. Cursou a Faculdade de Técnicas Comerciais – Faculdade São Judas Tadeu em Porto Alegre – RS. Fez Agricultura na FIDENE – Faculdade de Ijuí – RS. Fez pós-graduação em Folclore na Palestrina – Porto Alegre – RS.
Rosalva Rocha é de Santo Antônio da Patrulha, empresária, artesã, graduada em Turismo e Administração e associada ao Grêmio Literário Patrulhense. A escrita sempre esteve presente na sua vida, tendo a sua primeira publicação lançada em 2007, em coautoria. De lá para cá, vem participando de diversas publicações, a exemplo das antologias da Academia de Escritores do Litoral Norte (2009-2011), Antologia Poética Poesia na Praça (2011-atual), Suas Excelências, os Personagens (2015-atual), Prosa na Varanda 1 a 6 e diversas antologias do estado. Publica com regularidade no Caderno Literário Pragmatha e tem, no site Recanto das Letras, todas as suas produções.
Sandra Maria de Jesus Reis é patrulhense, professora, pedagoga, e orientadora educacional, especialista em educação. Ministrou aulas nas seguintes instituições: Colégio Santa Teresinha (em Santo Antônio da Patrulha), Colégio Santa Inês e Colégio Maria Imaculada (em Porto Alegre). É servidora aposentada da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, onde exerceu diversas funções, dentre elas a Coordenação da Divisão de Elaboração Legislativa e Direção da Escola do Legislativo. Iniciou suas atividades literárias com a publicação no livro “Receitas das filhas das mães”. É associada ao Grêmio Literário Patrulhense.
Sandra Ramos é filha de Maria de Lourdes da Silva Ramos e Francisco Pereira Ramos (Chico Artur). Formada em Gestão Rural pela URFGS no ano de 2011. Funcionária pública, atua como assessora de serviços na Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes em Santo Antônio da Patrulha. Participou escrevendo nos seguintes livros: “Imagens da Memória” – pág.105; “Imagens da Memória II” – pág.56; “Mulheres Fazendo História” -págs. 60 e 61; “Raizinha 2009” – págs. 456 a 466.
Sérgio Luiz de Oliveira nasceu em 01/05/1944, na localidade de Aldeia Velha, município de Santo Antônio da Patrulha, onde cursou as séries iniciais na Escola Reunida Interventor Ernesto Dorneles. Concluiu o ginásio e curso de Técnico Agrícola no Colégio Agrícola Daniel de Oliveira Paiva, em Cachoeirinha/RS. Concluiu cursos superiores na FIDENE de Ijuí, UPF de Passo Fundo e URI de Erechim. Pós-graduado em Biologia. Professor licenciado em Técnicas Agrícolas, Agricultura e Zootecnia. Trabalhou como professor em várias escolas. Hoje, está aposentado, residindo em Erechim/RS. Escreve contos e poemas. Tem como hobby a leitura, principalmente assuntos de Filosofia e Ciências.
Telmo Antônio de Souza nasceu em 15 de julho de 1945 – em Evaristo – filho de Antônio Francisco de Souza e Maria José dos Santos Souza. Casado com Ana Maria Gomes de Souza (52 anos de casamento), tem os filhos Murilo de Souza, Fabian de Souza, Maurício de Souza e Filipe de Souza. São seus netos: Pedro Rocha de Souza, Bernardo Barcelos de Souza, Gabriela Barcelos de Souza, Luísa Mendes de Souza e Lucas Mendes de Souza; e bisneta: Helena Barcelos de Souza. Fez o curso de Magistério no Colégio Santa Teresinha em 1969. Formou-se no Curso de Ciências Sociais, na Fundação Universidade de Bagé, em 1972 e no Curso de Ciências Jurídicas, na Unisinos, em 1978.
Tereza Araujo é natural de Santo Antônio da Patrulha. Servidora da Justiça Estadual. Formada em Direito, Teologia e Letras. Escritora, com participação nos livros Antologia Poética Patrulhense, Poesia na Praça e Suas Excelências, os Personagens. Membro do Grêmio Literário Patrulhense.
Véra Lucia Maciel Barroso é socióloga e historiadora. Doutora em História, professora universitária aposentada, membro efetivo do IHGRS e idealizadora do Raízes – Encontros dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha e organizadora das suas obras. Atua como historiadora da Santa Casa de Porto Alegre há 36 anos, onde coordena o Arquivo Central.