Conheça os autores de “Murmúrios da Lagoa”, da AIL, publicado pela Pragmatha

A Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana, de São Lourenço do Sul, no RS, está publicando pela Pragmatha a obra “Murmúrios da Lagoa”. O projeto reúne obras de seus associados. São contos, poemas, ilustrações, fotografias e telas. Conheça os integrantes:

Agenor de Mello Coelho: Natural de Jaguarão/RS, poeta e ativista cultural, sócio fundador do Centro de Escritores Lourencianos e seu presidente por cinco gestões. Ocupa a cadeira 9 da AIL, tendo como patrono Sérgio de Laforet Padilha.


Arita Martins Corrêa: Natural de São Lourenço do Sul/RS, professora estadual aposentada. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Administração Escolar pela Universidade Católica de Pelotas. Associada do Centro de Escritores Lourencianos desde 1997, ocupando a cadeira de número 15 da Academia Literária de Artes e Letras Sul-Lourenciana desde 2018. Tem um livro solo lançado em 2017 e participou de dezenas de antologias.

Cleia Dröse: Natural de São Lourenço do Sul/RS, acadêmica fundadora da AIL, sócia fundadora e atual presidente do CEL – Centro de Escritores Lourencianos. Possui uma dezena de livros publicados, sendo os mais recentes os romances “O quarto pilar” e “O Dodecaedro”.

Eliane Hüning Corona: Escritora e empresária, com atuação nas artes há mais de 20 anos. Formada em Gestão Pública e Gestão Imobiliária, atualmente cursando História. Faz parte da direção da Huning Editora, onde promove concursos literários com temas relevantes. No momento, preside o Instituto Histórico e Geográfico do Oeste Catarinense com sede em Chapecó/SC.

Elizabeth Beatriz Saraiva Ceron: Natural de Pelotas/RS. Farmacêutica-Bioquímica, com Licenciatura em Biologia e Química. Extensão em Farmácia Hospitalar, Especialização em Arte-Terapia. Membro do Centro Literário Pelotense – CLIPE. Membro honorário da Academia Pelotense de Letras. Membro efetivo da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana – cadeira nº 20.

Gargione Ávila: Natural de Pinheiro Machado/RS, poeta, letrista, com longa trajetória no movimento nativista, ocupa a cadeira 16 da AIL, tendo como patrono Dimas Costa.

Helena Heloisa Manjourany Silva: Natural de Pelotas/RS, historiadora, artista plástica. Professora inativa de História e Educação Artística. Vice-presidente do Centro Literário Pelotense. Acadêmica da Academia Internacional de Artes Ciências e Letras de Cruz Alta. Acadêmica da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana. Acadêmica honorária da Academia Pelotense de Letras. Conselheira titular do segmento Literatura no Conselho de Cultura de Pelotas (CONCULT).

Jefferson Dieckmann: Escritor e poeta. Exerce a presidência da AIL – Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana. Membro efetivo do Centro de Escritores Lourencianos, da Academia ALPAS 21, de Cruz Alta/RS, dos Escritibas na Rua, de Curitiba/PR e do centenário Centro de Letras do Paraná. Integra a ASBL – Academia Sul-Brasileira de Letras. Foi coordenador pelo Brasil de dois Encontros de Escritores do Mercosul, realizados em Puerto Iguazu – Argentina e em Hernandarias – Paraguai. Foi o patrono da Feira do Livro de São Lourenço do Sul/RS em novembro de 2019.

Mabel Coronel Cuenca: Poeta, narradora, gestora cultural, docente universitaria especializada en investigación científica. Embajadora Universal de la Cultura (con aval de la UNESCO). Embajadora Universal de la Paz del Círculo de Embajadores de Paz con sede en Francia y Suiza. Fundadora y primera Presidente de la Sociedad de Escritores de Paraguay – Filial Alto Paraná; Presidente fundadora de la Academia Paraguaya de Literatura Moderna; Presidente Nacional de la Unión Mundial de Escritores UHE – Paraguay; Académica Correspondiente de la Academia Internacional de Artes y Letras Sur-lourenciana – RS- Brasil, silla número 3, patrono Emiliano R. Fernández. Coordinadora Nacional para Paraguay de la Academia Mundial de Literatura, Historia, Arte, y Cultura. Socia activa de Escritoras Paraguayas Asociadas EPA y de la Unión de Escritores y Artistas de Tarija.

Marcos Costa Filho: Filho de Marcos Costa e Maria José da Gloria Costa, natural da cidade do Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul, professor/biólogo, aposentado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Em sua nova fase de vida, formou-se em Letras – Português/Inglês na mesma universidade em que trabalhou. Em seus onze livros publicados, passeia pelos gêneros romance, crônica, conto e poesia. Criou os eventos literários “Sua Poesia Vai à Feira” (que ocorre anualmente na Feira do Livro da FURG, desde o ano 2004); “Poesia ao Entardecer” e “Mostra Rio-Grandina de Textos Natalinos” na Livraria Acadêmica até seu fechamento; “Concurso Literário Internacional Castro Alves” (que coordenou até a 4ª edição); e, recentemente, o Projeto Jovem Escritor junto à Secretaria de Município da Educação. Titular da cadeira número 31 da Academia Rio-Grandina de Letras. Acadêmico Fundador da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana e titular da cadeira nº 5, cujo patrono é José Paulo Rodrigues Nobre.

Maria Beatriz Costa Mecking: Natural de Pelotas/RS, cursou Letras na UCPel e é mestra em Teoria Literária pela PUC-RS. Aposentou-se como professora do Departamento de Letras da UFPel. Tem quatro livros publicados: Tempo de Renascer (contos, 1997), Histórias do Cotidiano (contos, 2001), Os passos de Júlia (novela, 2008) e Curtas Histórias (minicontos, 2014). É membro da Academia Sul-Brasileira de Letras – ASBL e acadêmica correspondente da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciências “A Palavra do Século 21” – ALPAS 21. Participa, como membro efetivo, da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana – AIL. Posta seus textos no site Recanto das Letras.

Maria Luiza Teixeira Colvara (Malu): Professora e artista plástica, reside em São Lourenço do Sul/RS, ocupa a cadeira 22 da AIL, tendo como patrono Luiz Carlos Colvara.

Maria Tereza Alves Girão: Reside em Pelotas/RS, professora graduada pela UFPel, pós-graduada pela UCPel. Concurso Literário Internacional “Prêmio Buriti” (São Paulo/SP), terceiro lugar com a poesia “Caminhos”, 2015. Concurso Literário Internacional “Prêmio Buriti” 2016, São Paulo/SP, primeiro lugar nacional com a poesia “Luz Vermelha”. Membro da ALPAS 21, ALB/RS, AIL, CLIPE e diretora cultural da ACIP.

Nathana Nörenberg Bubolz: Lourenciana, artista plástica, ocupa a cadeira 23 da AIL, cujo patrono é Túlio Oliver.

Noé Cezar: Natural de São Lourenço do Sul/RS, artista plástico, pesquisador da cultura gaúcha, poeta, ocupa a cadeira 13 da AIL.

Susani de Castro Pitano: Natural de São Lourenço do Sul/RS. Graduada em Pedagogia e especialista em Educação pela UFPel, atual vice-presidente do Centro de Escritores Lourencianos, ocupa a cadeira 12 da AIL, tendo como patrono Renato Luís Nunes Petrucci.

Verena Rogowski Becker: Artista plástica e escritora com vários livros publicados. Ocupa a Cadeira 24 da AIL, tendo como patrono Beto Lessa.

Vilma Farias Guerra: Natural de Pelotas/RS, formada em Geografia pela UFPel, licenciada em História e pós-graduada em História do Rio Grande do Sul pela UCPel. Pertence a diversas academias e instituições literárias no Estado do Rio Grande do Sul e fora. Acadêmica fundadora da AIL. Publicou 24 livros, além de textos em antologias. Condutora da Tocha Olímpica Rio 2016 em São Lourenço do Sul/RS. E-mail: viplasse@yahoo.com.br.