Conheça os autores de “Contos Mortais”

A Pragmatha Editora está ultimando os preparativos para circulação da antologia Contos Mortais, com lançamento previsto para agosto. Conheça os autores:

Arita Martins Corrêa, natural de São Lourenço do Sul/RS, nascida a 02/09/1944. Professora estadual aposentada com formação superior pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente dedicada à literatura, sendo membro atuante e primeira secretária do Centro de Escritores Lourencianos – CEL. Ocupa a cadeira número 15 da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana AIL. Publicou um livro solo, um livro infantil em parceria com a netinha e participou de dezenas de antologias.

Carlos Roberto Hahn, natural de Taquara, é bancário aposentado, revisor de textos, poeta e compositor. Mora em Nova Tramandaí, com sua esposa Silvana e 19 amigos caninos. Graduado pela Unisinos, com licenciatura em Letras Português/Inglês e especialização em revisão textual.

Cleia Dröse chegou a este mundo numa casa de taipa, coberta de santa-fé, numa noite de primavera de 1954. Segundo familiares, era um bebê franzino a ponto de a parteira não garantir sua sobrevivência até o amanhecer. Sobreviveu àquela noite e a muitas outras e percorreu muitos caminhos em busca de quê, mesmo? De sonhos e utopias, talvez. Dedicou-se ao magistério, gerou e criou filhos, sua linhagem permanecerá nos netos que aí estão e na descendência que por certo virá. Mas foi a literatura que preencheu seus dias na maturidade. Ainda vive na cidadezinha de origem. Ainda carrega costumes ancestrais, mas quando solta as amarras materiais, dá asas à imaginação e acredita que o Universo é pequeno para o verbo que lhe dá voz.

Eduardo Guilhon Araujo é ruivo, curioso, maratonista, skater e triatleta, historiador diletante, apreciador dos números primos, boas cervejas, bons vinhos e, principalmente, bons momentos. Escritor nas (mui escassas) horas vagas.

Elsa Timm reside em São Lourenço do Sul, é psicóloga e a fase da aposentadoria permitiu que buscasse se aprimorar na escrita, através das oficinas promovidas pelo CEL e editora Pragmatha. Elsa cresceu na zona rural e viajou durante a sua vida para diversos países realizando cursos de aprimoramento profissional e que também lhe trouxeram experiências diversificadas na compreensão sobre a complexidade do ser humano.

Franciely Sampaio, 30 anos, natural de Aracruz/ ES. Formada em Dança Contemporânea e Teatro, seu trabalho solo consiste na união dessas duas vertentes, e, paralelamente, dedica-se à Literatura. Escritora por paixão, teve desde sempre sua vida vinculada à escrita, com contos, crônicas e poemas. Publica, desde 2010, no site Recanto das Letras; no Caderno Literário Pragmatha (ed. 2013-Atual), pela Pragmatha Editora (SP); e após algumas produções e participações em coletâneas, em 2021, lançou seu primeiro livro “Anfêmer(a)”, também pela Pragmatha Editora (SP).

Gilberto Broilo é gaúcho, escritor, psicanalista e eterno professor de Inglês. Doutor em Letras e mestre em Cultura. Amante da Linguística e mochileiro da Literatura. Pesquisador e professor acadêmico nas horas vagas, também. Investigador de símbolos e cartas de tarot: semiótica e terror! Publicou muitos artigos e, agora, quer apenas escrever histórias sobre a vida, o que nos leva pra longe! Hoje, é empresário e segue sua jornada interna na própria narrativa, o seu livro.

Giovana Schneider é moradora de Marechal Floriano, região serrana do Espírito Santo. Gosta de ler e escrever, tem alguns livros publicados e é apreciadora de uma boa prosa com os amigos e amigas. Também gosta de degustar uma boa cerveja. Com muito orgulho, é ocupante da cadeira de nº 06 da AFHAL (Academia Florianense de História, Artes e Letras “Flores Passinato Kuster”). Gosta muito de participar de antologias, pois assim fica conhecendo vários escritores (as), e suas escritas.

Gorete Pinheiro é pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Planejamento e Avaliação. Mestra em Ciências da Educação, pela Universidade da Madeira, Portugal. Residente em Fortaleza-CE. Titular da Academia Quixadaense de Letras. Membro da AVLPL Academia Virtual da Língua Portuguesa e Literatura. Membro da Academia Antônio Bezerra de Letras e Artes AABLA. Escritora, com participação em diversas antologias.

HB Ribeiro sempre exerceu a advocacia e achava que as histórias que passavam por sua cabeça um dia poderiam ir para o papel. Mas a falta de tempo acabou atrapalhando tudo, até o dia em que resolveu que estava na hora e abriu espaço para a escrita. Enquanto isso, fez pós-graduação, casou-se, teve um filho e leu bastante. O filho cresceu e HB Ribeiro continua a gostar de ler uma boa história. Prefere deixar por isso mesmo sua biografia, para não virar currículo.

Helena Heloisa Manjourany Silva, natural de Pelotas, é cronista, contista, historiadora, professora de História e Educação Artística. Colaboradora do Diário Popular e Diário da Manhã. Participa de várias coletâneas nacionais. Participante de diversas associações literárias e premiada em diversos concursos. Conselheira do segmento de Literatura no CONCULT. Imortal da Academia Pelotense de Letras.

Joseti Gomes é natural de Porto Alegre/RS. Poeta, declamadora, reikiana, taróloga e desenhista. Formada em Ciências Contábeis e graduanda em Letras. Lançou em 2017 o livro de poesias “Três Rosas e Um Cabaré”. Idealizadora do Projeto Flores de Maçanilha, lançou em 2021 antologia com poemas escritos por crianças. É casada com César Soares e mãe da Carolina e do Murilo.

Luciane de Souza Machado – Gaúcha, natural de Mostardas, nasceu em 02/12/1982. É graduada em Letras – Literatura. Passou por muitos desafios, até conseguir realizar seu sonho de ser professora. Casada, mãe de três filhos, encontrou nos livros e na escrita novos sonhos para acreditar. Em 2016, seu esposo foi diagnosticado com câncer, e ela precisou encontrar forças para superar os desafios e lutar com ele, e por eles. Sua fé em Deus, força e amor pela família sempre a leva acreditar que os sonhos podem sim tornar-se realidade. Juntos seguem firmes, vivendo e escrevendo, um dia de cada vez.

Luiz Nicanor [Araújo da Silva] nasceu em 8 de abril de 1944 em Santo Antônio da Patrulha (RS), é médico e escritor. Membro da Casa do Poeta Rio-Grandense e do Grêmio Literário Patrulhense. Publicou cinco livros de poesias, três de contos e um de crônicas.

Magno Machado de Freitas é professor de Língua Portuguesa e Literatura em São Lourenço do Sul. É membro do CEL – Centro de Escritores Lourencianos. Está trabalhando na escrita do seu primeiro romance, pela editora Pragmatha.

Sandra Helena Klein Bertollo (San Klein) é formada em Pedagogia e Letras-Português. Nascida em Marechal Floriano – ES, é graduada em Pedagogia e Letras-Português, com Pós-Graduação em Educação Infantil. Professora efetiva em Marechal Floriano, cedida para a Secretaria de Cultura e Turismo. Ocupante da cadeira de nº 03 da AFHAL – Academia de História e Arte de Marechal Floriano-ES. Tem 20 livros publicados, entre infantis, de poemas, contos, espiritualismo, romance, aventura, horror, terror e hot.

Terezinha Maria Araujo da Silva Pereira (Tereza Araujo) é natural de Santo Antônio da Patrulha. Casada. Aposentada. Formada em Direito, Teologia e Letras. Membro do Grêmio Literário Patrulhense. Participou dos Livros: Pandemia, Tempo de Prosa e Poesia, Autores Luso-Brasileiros 2021 e Raizinha IV. Participa atualmente das publicações Patrulhenses: Prosa na Varanda, Suas Excelências os Personagens e Poesia na Praça.

Verena Rogowski Becker é artista plástica e escritora, formada em Licenciatura Plena – Desenho e Artes Plásticas (UFRGS), Pós-graduada em História do Rio Grande do Sul/Sociedade, Política e Cultura (FURG). Professora de artes e coordenadora pedagógica em secretarias de educação e cultura de vários municípios. Fez viagens internacionais de estudos. Integrante do Centro de Escritores de São Lourenço do Sul e Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana. Diversos livros publicados, entre eles “Coragem, substantivo feminino”, “O mistério da lança de Sepé Tiaraju” e “Diário Vermelho”, pela Pragmatha.