Conheça os autores da I Antologia de Prosa e Poesia da Aspel

A Aspel – Associação Pesqueirense de Literatura está lançando sua primeira antologia de prosa e poesia pela Pragmatha Editora. Com organização do escritor Edmilton Torres, a obra reúne escritores das cidades de Pesqueira, Poção e Sanharó, de Pernambuco. Conheça-os:

Andréa Galvão
Andréa Luciane Galvão de Siqueira, nascida em Pesqueira/PE, em 06 de novembro de 1974, começou a escrever na infância. Tinha o hábito de escrever história nas fotografias que encontrava dentro de casa e desde então tece palavras sobre tudo o que a criatividade lhe determinar. Durante a vida estudantil sempre esteve ligada à cultura popular e à arte. É professora, escritora, pesquisadora e poetisa. Membro da Academia Pesqueirense de Letras e Artes – APLA, da Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira – Sopoespes e da Associação Pesqueirense de Literatura – ASPEL.

Ângela Maria
Ângela Maria Cordeiro de Melo nasceu na cidade de Pesqueira/PE, em 17 de agosto de 1965. É a terceira filha dos seis filhos da senhora Alaíde Cordeiro de Melo e do poeta e repentista João Caboclo de Melo (João Cabeleira), In Memoriam. É graduada e pós-graduada em Letras e Literatura e Cultura pela FABEJA e professora efetiva da Rede Municipal de Ensino na cidade Sanharó/PE. Teve sua primeira antologia publicada pelo Projeto Apparere, de Salvador / Bahia. E a segunda antologia pela SOPOESPES, Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira. Escritora de estilo versátil, publica seus poemas, cordéis e sonetos no site Recanto das Letras e é colaboradora do blog ” O Abelhudo”. Participa ativamente de eventos escolares (saraus). É uma eterna apaixonada pela literatura desde os dez anos de idade.

Auzeh Freitas
Auzeh Freitas é o pseudônimo de Maria Auzerina de Freitas, natural de Pesqueira – Pernambuco – Brasil. Filha de Abdias Rodrigues de Freitas (Abdias das bicicletas, com honra e orgulho) e de Aurora de olhar azul, família Amaro de Araújo – Fazenda Izabel Dias. Professora, poeta declamadora, locutora, compositora de jingle, escritora e atriz de cinema e teatro. Participando de curta-metragem, peça de teatro e filmes “O alecrim” e o “Sonho” com Stepan Nercessian – Diretor Valério Fonseca, filmado em Natal/RN – Ano 2019. Membro das entidades culturais ASPEL – Associação Pesqueirense de Literatura. Sopoespes – Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira. Grupo Corujão da Poesia, Universo da Leitura do Rio de Janeiro (Embaixadora em PE). Curadores: Jorge Ben Jor e João do Corujão. SPVA – Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN; SPVO – Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda/PE. Participando de antologias BRASIL – Pernambuco – Rio Grande do Norte – Rio de Janeiro – Portugal. Mulherio das Letras de Portugal/Ecos do Nordeste/ Conexões Atlânticas – Org. In-Finita. Coordenação Adriana Mayrink. Participante de Saraus e atividades socioculturais. Publicações em redes sociais. No google > auzehfreitas.

Gui Marães
José Célio Guimarães, pesqueirense, escritor, membro da Associação Pesqueirense de Literatura – ASPEL, da Academia Pesqueirense de Letras e Artes – APLA, do Grêmio Haicai Sabiá, Rio de Janeiro / RJ e d’O Zen do Haicai, de São Paulo/SP. Praticante do Haicai Tradicional, clássico, desde 2018. Participou das duas antologias da SOPOESPES e da VIII antologia do Grêmio Haicai Sabiá – “Tempo de Semear”.

Edmilton Torres
Edmilton Bezerra Torres nasceu na cidade de Pesqueira/PE, em 07 de julho de 1955. É graduado em Administração de Empresas pela UFPE e aposentado como gerente da Caixa Econômica Federal. É sócio fundador da Associação Pesqueirense de Literatura – ASPEL e membro da Academia Literária do Clube da Poesia Nordestina. Participou de diversas antologias de contos e poesias e lançou dois livros solo de poesias, “Espelhos e Janelas” e “Pelas estradas da rima – Coletânea de cordéis”. Participa de festivais de poesia popular, nos quais foi premiado em duas edições e participou das coletâneas de poesias de cinco festivais. Escritor de estilo versátil, publica seus poemas, cordéis e crônicas no site Recanto das Letras e é colaborador eventual do blog “O Abelhudo” e do Jornal Pesqueira Notícias.

Francisco Aquino
Francisco de Assis Maciel de Aquino é pesqueirense, professor, poeta, cronista, teatrólogo e radialista. É acadêmico da Academia Pesqueirense de Letras e Artes – APLA, membro da Sociedade de Poetas e Escritores de Pesqueira – Sopoespes e da Associação Pesqueirense de Literatura – ASPEL. É colaborador efetivo do blog O Abelhudo e do jornal Pesqueira Notícias.

Gera Santana
José Geraldo Tenório de Santana, residente em Pesqueira/PE, é professor, radialista/locutor, poeta, escritor, produtor de vídeos e peças teatrais. Acadêmico titular da Academia Pesqueirense de Letras e Artes – APLA, da qual foi presidente de 2016 a 2020. É membro da Sociedade os Poetas e Escritores de Pesqueira – Sopoespes e da ASPEL – Associação Pesqueirense de Literatura. Possui três livros publicados e dezesseis a serem editados.

Jean Ramalho
Jean Carlos da Silva Ramalho, natural de Pesqueira/PE, nascido no dia 12/01/1975, reside na cidade de Sanharó/PE – Terra do Leite e do Queijo. Filho primogênito dos seis filhos nascidos do casamento de José Mauro Leite Ramalho (Pedreiro – Aposentado) e Maria Estelita da Silva Ramalho (Mestre em Educação) – (in memoriam). Vive em união estável com Mayanna Kelly e tem dois filhos – Melk e Benício. Bacharel em História pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim/PE. Bacharel em Direito pela Faculdade do Vale do Ipojuca – FAVIP. Advogado especialista em Direito Civil e Processual Civil pela parceria ESA-PE e UNINASSAU. Conselheiro da Subseção Pesqueira – OAB/PE. Funcionário Público Municipal, atualmente investido no Cargo de Diretor do Departamento de Assistência Jurídica do Município de Sanharó/PE. Músico e compositor, defensor do Forró Pé-de-Serra da obra musical nordestina. Membro fundador e vice-diretor da Sociedade dos Poetas, Escritores e Compositores de Sanharó/PE – SPECSA. Membro fundador e Conselheiro Fiscal da Associação Pesqueirense de Literatura – ASPEL.

João Bosco
João Bosco dos Santos, nascido em 10 de março de 1980, formado em Licenciatura em Matemática pelo IFPE e especialista em Ensino da Matemática e Novas Tecnologias pela FABEJA. Filho de José Joaquim dos Santos e Francisca Margarida dos Santos. Casado com Maria Aldenice Gomes dos Santos. É pesqueirense de nascimento e poçãoense de coração. Reside em Poção. É Assistente Administrativo Educacional e Secretário da EREM Comendador Manoel Caetano de Brito – Poção/PE, desde março de 2013. Cordelista, amante da cultura popular, apresenta o programa “Uma Poção de Poesia”, na Rádio Vale do Acaí, em Poção/PE, de terça a sexta-feira. Escreve cordéis e poemas populares deste 1996. Faz parte da SOPOESPES (Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira) e da ASPEL – Associação Pesqueirense de Literatura. Tem vários cordéis impressos e poemas publicados no site Recanto das Letras.

João Capri
Capri é o nome artístico de João Geraldo Ramalho, nascido em 15/05/1949. É poeta, compositor, cantor, músico (trompete e percussão), cronista esportivo (narrador/comentarista), radialista (comunicador), produtor e apresentador de Studio. Autor de mais de 100 escritos, entre poemas e crônicas. Integrante da Academia Pesqueirense de Letras e Artes – APLA e da Associação Pesqueirense de Literatura – ASPEL, da qual é um dos fundadores. Reside na cidade de Pesqueira/PE.


Lourdes Marinho
Maria de Lourdes de Souza Marinho nasceu em Pesqueira/PE, em 28/01/1953. É filha de João de Souza Marinho e de Judite Bezerra Marinho. É Técnica em Contabilidade pelo Colégio Comercial Municipal de Pesqueira e concluiu o curso de Magistério no Colégio Cristo Rei, em Pesqueira/PE. Foi professora e bibliotecária e se dedica às artes do desenho e da literatura. É sócia fundadora da Sopoespes – Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira e da ASPEL – Associação Pesqueirense de Literatura. É autora do livro “Minha vida em poesia”.

Margarida Maciel
Margarida Maciel Almeida Ramalho é a caçula de seis irmãos. Aos oito anos começou a rabiscar diversos poemas. Adolescente, foi contrabaixista do conjunto musical feminino e filantrópico “Uirapuru”, do Colégio Santa Dorotéia que, atendendo a convites, viajou por vários estados do Brasil. Já adulta, casada e mãe de três filhos, lançou seu primeiro CD, intitulado “Dádivas”, que teve a música de mesmo nome ganhado em primeiro lugar no FEMUSIC. Além dessa, compôs diversas outras músicas sacras, incluindo os hinos de paróquias em cidades onde residiu. Pós-graduada em gestão escolar, professora, historiadora, bibliotecária e sócia-fundadora da Sopoespes – Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira e é acadêmica da APLA – Academia Pesqueirense de Letras e Artes. Sempre apaixonada pelas palavras e produzindo poemas, poesias e crônicas do seu cotidiano.

Nilo Moraes
Nilo Bezerra de Moraes, natural de Pesqueira/PE é presidente da ASPEL–Associação Pesqueirense de Literatura, Diretor de Patrimônio da APLA – Academia Pesqueirense de Letras e Artes, presidente do SAP – Fundação Cultural SAP de Pesqueira, presidente do Lions Clube Pesqueira, Ex-Secretário de Turismo e Cultura do município de Pesqueira. É filho de Socorro Moraes (in memoriam), católico, casado com Edgeuza Torres de Moraes, dois maravilhosos filhos, Pedro Nilo e João Victor. Envolvido com o desenvolvimento econômico e cultural de Pesqueira e dedicado aos bons caminhos do futuro da cidade. Atualmente com um livro em dias de ser editado e um CD autoral também em vias de lançamento.

Núbia Cavalcanti
Núbia Cavalcanti dos Santos nasceu em 17 de junho de 1962, no município de Sanharó/PE. Filha de Sebastião Ferreira dos Santos (In Memoriam) e de Luiza Cavalcanti dos Santos. É funcionária pública aposentada. Vive com seus filhos Johnathan Wallace, Nickolas Mattheus e Rubya Fyamma. Atualmente cursa Licenciatura em Letras – Espanhol, pela UNIASSELVI, em Belo Jardim/PE. Escreve poesias e contos desde os treze anos de idade. Tem dezenas de trabalhos classificados e editados em várias antologias pelo Brasil inteiro, com grande relevância, principalmente pela CBJE, onde participa constantemente das antologias, com várias poesias em destaque, contando com um acervo de inúmeras menções honrosas, certificados e medalhas. Autora credenciada pela CBJE, desde 2015 e Acadêmica Titular do 1º Colegiado de Escritores Brasileiros – Órgão Executivo da Litteraria Academiae Lima Barreto/RJ, Título conferido aos melhores poetas e poetisas da atualidade, figurando na Galeria de Grandes Nomes da Literatura Brasileira, ocupando a cadeira de nº 099. Foi membro da Sopoespes – Pesqueira/PE, com participação na Antologia, em 2019. É membro da ASPEL – Pesqueira/PE e Sócia Fundadora da SPECSA – Sanharó/PE).

Valter Leal
Valter “O Leal”, matuto criado na Serra do Magé em Alagoinha-PE é, também, pesqueirense de coração. É índio da Aldeia Xucuru de Cimbres e membro da ASPEL – Associação Pesqueirense de Literatura. Professor com Especialização em Leitura da Língua Inglesa e Servidor Público Federal desde 1994. Autor de mais de 300 poemas, entre cordéis, sonetos, canções, conto e outros, alguns publicados em Antologias, sites, blogs, banners etc. Participou da I e II Antologias da SOPOEPES e da III até a VII edições do Festival e do Livro “Vamos Fazer Poesia”.

Verissimo Walter
Veríssimo Walter, poeta e pensador. Tem o curso de Iniciação ao Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 14 de dezembro de 2019 lançou o livro “Meus pensamentos versus minhas poesias” e participou de duas antologias da Sopoespes. É membro da Associação Pesqueirense de Literatura – ASPEL e da Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira – Sopoespes.

Wagner Leal
Wagner Leal Guimarães é filho de Antônio S. Guimarães e Quitéria l. Guimarães. Nasceu em São Paulo em 22/04/1973. No ano 1974 a família volta à cidade de Alagoinha/PE. Em 1987 passou a residir na cidade de Pesqueira/PE. Tem dois filhos, Wagner Filho e Diego Leal. Poeta, declamador, cordelista, participou da 1ª e 2ª Antologia da SOPOESPES, entidade da qual foi membro de 2013 até 2019. Participação na 3ª, 5ª e 7ª Coletânea do Festival Vamos Fazer Poesia – Serra Talhada/PE. Atualmente é sócio da ASPEL – Associação Pesqueirense de Literatura. Sua paixão é a cultura popular nordestina.

Zélia Costa
Zélia Maria Costa Cavalcanti nasceu na cidade de Pesqueira/PE, em 25 de novembro de 1951. Filha de Altino Costa, (comerciante) e Elizabeth Magalhães Costa (Do Lar). Estudou no Colégio Santa Dorotéia em Pesqueira, onde fez parte do Conjunto Musical Feminino, O Uirapuru, com o qual viajou por várias cidades de Pernambuco e de outros Estados do Brasil. Graduada em Letras pela Faculdade de Professores de Belo Jardim – FABEJA. Lecionou Língua Portuguesa, Literatura e Artes em diversas escolas públicas e particulares em Pesqueira e Olinda/PE. Faz parte da Sopoespes – Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira, da APLA – Academia Pesqueirense de Letras e Artes e da ASPEL – Associação Pesqueirense de Literatura. Com a sensibilidade da alma escreve crônicas, pequenos contos e poesias. Resiliente, sonhadora, romântica e sensível. Feita de amor, respira amor… buscando na beleza, mistério e magia da Serra do Ororubá, a sublimação do seu interior, absorvendo da mesma, a inspiração para sua alma de artista. É colaboradora, eventual, do Jornal Pesqueira Notícias.

Zuleide Siqueira
Zuleide Maria de Siqueira Calado nasceu em Pesqueira/PE, em 02/12/1946. É graduada em Pedagogia, com especialidade em administração escolar. É pós-graduada Latu Sensu, em Nível de Especialização em Educação em Direitos Humanos pelo Centro de Artes e Comunicação da UFPE. É professora aposentada. Pertence à Academia Pesqueirense de Letras e Artes – APLA e associada da ASPEL – Associação Pesqueirense de Literatura. Participou de diversas antologias, da Sopoespes e do livro Pesqueira Secular. Gosta de teatro e canto. Escreve crônicas para jornais de Pesqueira/PE.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp