Conheça os autores da antologia “Poematizando”

A Acla – Academia Capanemense de Letras e Artes está lançando pela Pragmatha a obra “Poematizando”. O projeto conta com apoio da Lei Aldir Blanc e o lançamento será em breve. Conheça os autores:

Cleni Guimarães nasceu em 15 de março de 1963, em Nova Timboteua, porém, 15 de maio é a data oficial de seu nascimento. Professora de Educação Física aposentada. Gosta de escrever roteiros e adaptações de textos literários ou bíblicos para peça teatral. Algumas de suas poesias constam em anuários de poesias paraenses. Obras publicadas: A lenda da Maria Cachorro (2012); O sapo que não lavava o pé (2014) e foi assim que me contaram (2016). Titular da cadeira número 15 na Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA.

Conceição Maciel nasceu em 01 de maio de 1970 em Salinópolis-PA, porém reside em Capanema-PA há muitos anos. É formada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É acadêmica da Academia Capanemense de Letras e Artes (ACLA), da Academia Mundial de Cultura e Literatura, da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências-ALPAS 21, da Academia Virtual de Língua Portuguesa e Literatura (AVLPL). É Destaque Cultural Poesias sem Fronteiras (2018 e 2019). É autora de vários projetos literários em parceria com alguns escritores. Para ela a escrita é o reflexo da alma. É poeta aprendiz, pois vive em eterno aprendizado com as letras.

Maria Elza Fernandes Melo Reis – Bacharel em Ciências Econômicas, Analista Contábil, titular da cadeira número 11 da ACLA – Academia Capanemense de Letras e Artes, Acadêmica correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni – MG e ALPAS 21 – Cruz Alta – RS, acadêmica da AVAL – Academia Virtual de Arte Literária. Publica em antologias nacionais e internacionais, plataformas digitais, nomeada em diversos concursos literários em âmbito nacional e internacional.

Iracema Amorim da Costa é nascida em Jambu-Açu – São Francisco do Pará. Licenciada no curso de Letras e Artes pela UFPA, professora aposentada, Acadêmica da Academia de Letras e Artes de Capanema (ACLA). É apaixonada pela cultura regional, romântica e apaixonada pelo belo.

Jorge Luís Reis Carvalho nasceu e reside no Distrito de Mirasselvas-Capanema-PA. É professor, poeta, contista e cordelista. Integra a Academia Capanemense de Letras e Artes (ACLA), ocupando a cadeira de número 17. O poeta se diz privilegiado por morar em Mirasselvas, um lugar marcado pela peculiaridade cultural e pelas riquezas naturais. Isso é beber na fonte das inspirações. Daí se explica a versatilidade nas composições desse poeta.

José Raimundo Batista Vieira é funcionário público da Secretaria de Estado de Educação, especialista em gestão escolar. Ex-gestor da 14ª Unidade Regional de Educação – URE / SEDUC – Capanema. Membro fundador da Academia Capanemense de Letras e Artes – ACLA, ocupante da cadeira nº 9. Detentor das medalhas E. D´Almeida Vitor e Cívico Cultural – Brasília, inscrito sob o nº 3, folha 04 no Livro Beneméritos da nacionalidade.

Madalena Oliveira – Nascida em 09 de novembro de 1956, no município de Bragança, estado do Pará, filha de Domingos Corrêa da Silva e Maria de Nazaré de Oliveira Silva. Cursou o Primário, Pedagógico e Técnico em Contabilidade. Começou a trabalhar muito cedo. Primeiro, na rede municipal de ensino. Depois por meio de concurso público, na rede estadual, atualmente aposentada. Na esfera estadual, sempre atuou como professora, de ensino fundamental e médio. E na esfera municipal atuou como professora, coordenadora pedagógica e coordenadora de vários projetos na SEMED. É graduada em Letras – Licenciatura Plena, pela UFPA e Pós-graduada em Gestão Escolar, pela UEPA. Sempre gostou muito de ler e escrever também, não assiduamente, mas nunca pensou em publicar. E hoje se vê como uma das Fundadoras da Academia Capanemense de Letras e Artes.

Nilson Edson Mesquita Rodrigues é geólogo, formado pela UFPA, nascido em Abaetetuba e residente em Capanema desde 1991, onde trabalhou na Cimentos do Brasil S/A, por cerca de 40 anos, em várias regiões da Amazônia. É militante do Movimento Espírita, tendo colaborado com artigos para o Jornal de Capanema e algumas atuações nas redes sociais. Mantém página com poesias no site Recanto das Letras, onde assina seus poemas como Caboco Nirso. Participa de alguns projetos literários nacionais e internacionais. É membro da Academia Capanemense de Letras e Artes, para onde tem direcionado todo seu interesse por literatura.

Paulo Maximiliano – Membro da Academia Capanemense de Letras e Artes, Litterária Academia e Lima Barreto e da Academia de Letras Teófilo Otoni. Integrante da Polícia Militar do Pará, da Ordem Maçônica – Lealdade Nº 20/GLEPA, graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário UNINTER. Conta com produções publicadas em antologias da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, em antologias do projeto literário Poetas Del Mundo da Isla Negra no Chile e 2º lugar no “IV Concurso Internacional de Poesias”, prêmio Cecilia Meirelles, coordenado pela Revista Inversos.

Paulo Vasconcellos é poeta e escritor paraense, natural de Capanema, integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA e da Litterária Academiae Lima Barreto-LALB/RJ. Tem três produções autorais, os livros: “Poetando”, “Inspirações Versatilizadas” e “Palavras do Poeta”, marca presença em mais de 160 antologias físicas e revistas eletrônicas, representando a Literatura de Capanema pelo Mundo inteiro. Recebeu várias menções honrosas e premiações, por suas produções estarem presentes nas diversas plataformas, bem como em alguns meios de comunicação, incluindo-se as redes sociais.

Maria Rosilda dax Silva – A professora e escritora Maria Rosilda dax Silva nasceu em Santa Maria do Pará. Lic. em Ed. Física e Especialista em Filosofia da Educação. Dedicada às causas sociais, culturais, literárias, educacionais e contação de histórias infantis. É bastante conhecida por sua ação social no grupo “Os Timbiras” entre as crianças e por toda a comunidade que envolve esse projeto, pois se dedica com estilo de solidariedade e totalmente voluntária. Atua nas Academias ACLA – Academia Capanemense de Letras e Artes, na qual ocupa a cadeira de número 04, e nas ações internas da academia mobiliza-se com projetos sociais. Integra a AVLPL – Academia Virtual de Língua Portuguesa e Literatura, cadeira de número 04, tendo como patronesse a escritora e jornalista paraense Eneida de Moraes. Na maioria de sua poética retrata a natureza. Tem seus poemas publicados na Revista Influência, nas Antologias da CBJE – Câmara Brasileira de Jovem Escritores, no Anuário da Poesia Paraense, no Projeto Isla Negra – Chile, bem como divulgados nas plataformas sociais, entre tantos outros.

Samuel Alencar da Silva, paraense, de Belém do Pará, 68 anos de idade, cursou o ginasial no Colégio Municipal Alfredo Chaves, o colegial pelo Colégio Estadual Visconde de Souza Franco, licenciatura plena em Língua Portuguesa pela UFPA, Bacharel em Direito, pela UNAMA: Curso Técnico de Delegado de Polícia Civil pela Academia de Polícia Civil-IESP; já aposentado como professor, atualmente membro benemérito da ACLA, com certificado Autor Literário com comprovada e importante atuação nas Artes Literárias Brasileiras do Catálogo Brasileiros de Autores Literários Contemporâneos, expedido pela Literária Academia Lima Barreto com a CBJE – com sede no Rio de Janeiro. Tem participação em três coletâneas do Anuários da Poesia Paraense; assim como em várias antologias da Câmara Brasileira de Jovens Escritores- CBJE, como também tem uma grande participação na plataforma digital do Recanto das Letras.

Maria do Socorro Lima Rebouças nasceu no dia 09 de junho de 1966 em Capanema/PA. Filha de Antônio de Souza Rebouças e Maria Paulina de Lima Rebouças. Tem Formação Acadêmica em Pedagogia (UEPA). Mãe de Mateus, João e Priscila. Cristã, membro da Primeira Igreja Batista, servindo a Jesus desde a sua conversão em 1991, e até que Ele volte. Escritora, poetisa e cordelista, membros das seguintes academias: Academia Paraense de Literatura de Cordel (APLC), Academia Capanemense de Letras e Artes (ACLA), Academia Literária Clube da Poesia Nordestina (ALCPN). Tem de sua autoria cordéis de temas variados e participou de duas antologias e escreveu um livro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Fechar Menu
Whatsapp Chat
Envia via WhatsApp
×
×

Carrinho