
O Centro de Escritores Lourencianos marca 2025 com o lançamento de mais um romance. “Desassossegos no paraíso” é uma construção coletiva. Para gestar o projeto, cada autor se responsabilizou por um ou dois personagens cujas histórias se entrelaçavam tendo como pano de fundo o assassinato de uma personalidade ilustre. Tudo acontece na cidade de Nereidas. Conheça:
A cidade
Nereidas está situada na confluência de três rios: Rio Nereidas e seus dois afluentes, Ondinas e Iara.
Dizem alguns habitantes que a história da cidade já começou errada na escolha do nome, pois Nereidas são sereias do mar e a cidade está às margens de rios. Melhor se chamasse Iara.
Próximo ao Rio Nereidas está a Igreja do Santo Padroeiro, São Brás, na Rua do Porto, logo em frente à Praça Central e à casa comercial de secos e molhados.
Paralela à Rua do Porto, temos a Rua dos Enforcados, onde se situa a Delegacia de Polícia e em seguida a rua da Prefeitura, que se chama Demétrio Barros do Rego, ilustre fundador da cidade.
Por último, está a Rua dos Suspiros, onde se localiza o hospital.
No extremo leste perpendicular a estas ruas está a Rua dos Milagres, onde se situa a Pousada dos Milagres, de propriedade do curandeiro Boleslau.
Paralela à Rua dos Milagres, do outro lado da praça, está a Rua das Flores e em seguida a Rua dos Cinamomos, onde está situada a zona de meretrício, e entre elas existe o Beco do Susto.
O cemitério fica no final da Rua dos Suspiros.
Na Rua do Porto, em frente à Praça, se situa o armazém de secos e molhados onde são comercializados mantimentos, lembrancinhas do lugar, bebidas e objetos de bazar.
Para o oeste, o relevo é mais acidentado com pequenas propriedades de agricultores.
Existe uma única estrada que dá acesso por terra e um pequeno atracadouro por onde chegam barcos trazendo turistas, em especial os que vêm em função do atendimento do curandeiro.