A professora Elizete Cristina Aguiar é a mais nova integrante do projeto Professores no Divã, que está publicando pela Pragmatha Editora a obra “Para além da sala de aula – Histórias que inspiram”. Graduada em Administração de Empresas, Geografia e Pedagogia, ela conta com pós-gradução em AEE, além de ser técnica em Turismo com especialização em Hotelaria na Escola de Hotelaria das Ilhas Baleares (Palma de Mayorca), Espanha.
Sobre sua participação na obra, Elizete diz que se considera uma eterna apaixonada pela Educação e acredita (ainda) que só através dela poderemos e “deveremos” melhorar o ser humano para que o mesmo possa cuidar da nossa casa: o planeta Terra, como um todo. “Galguei todos e possíveis degraus dentro da minha profissão. Nem esperava e sonhava chegar tão alto e tão longe. Filha de agricultores, pés sujos de barro (trocava o calçado quando entrava na escola), sofria bullying (por ser do sítio) e por apresentar ótimo rendimento. Mais tarde, sofri também o mesmo bullying na profissão por sonhar alto e inspirar pessoas.”, afirma. Ao longo de sua trajetória, já atuou como professora, coordenadora de geografia da diretoria de ensino da região de Capivari por 15 anos, foi vice-diretora do Programa Escola da Família, diretora da EJA, supervisora e secretária municipal de educação.
Elizete está aposentada há três anos e diz não se cansar e nem desistir nesta caminhada de espinhos mas também de muitas, muitas flores coloridas e cheias de borboletas (nossos jovens e crianças). Para ela, integrar esse projeto representa galgar mais um degrau nessa jornada “que eu não escolhi. Deus me escolheu”.
A professora escreve sobre o poder pessoal e espera aumentar a autoconfiança dos colegas (em especial) mas também de todas as pessoas em geral, seja qual for a sua profissão e/ou formação. O objetivo é mostrar que com força de vontade e poder de realização conseguimos colocar em prática os nossos maiores e melhores sonhos. “Acredito que esse projeto vai alavancar ainda mais os meus projetos atuais (palestras de formação com alunos, professores e para toda comunidade em geral), além de mostrar que continuo ativa para conduzir pessoas a realizar com garra, perseverança, competência e moralidade o seu poder pessoal”, afirma.