CEL prepara mais um romance coletivo com publicação pela Pragmatha


O CEL – Centro de Escritores Lourencianos, de São Lourenço do Sul, está preparando mais uma obra coletiva para lançamento em 2023 pela Pragmatha.
A primeira experiência nesse formato aconteceu em 2021, durante o isolamento social, quando foi proposto aos associados escreverem um romance coletivo com interação pelas mídias sociais, já que não podíamos nos agrupar, explica a presidente Cleia Dröse. Assim nasceu “À luz do escuro”, obra escrita por dez autores celianos.
“Os personagens interagiam na trama, mas os autores não sabiam quem estava construindo qual personagem. Só descobriram a identidade dos autores no dia da live da Pragmatha”, afirma. Segundo Cleia, foi uma experiência gratificante, embora desafiadora, então, por que não repetir a dose e proporcionar a experiência a novos associados?
A proposta foi lançada em fevereiro em uma reunião presencial e dessa vez são doze participantes. Cada um criou um personagem que interage com outro personagem, às vezes os caminhos se cruzam e a interação se estende para um grupo maior. “Copiamos o que foi satisfatório da primeira experiência e alteramos os pontos que acreditamos pudessem ser melhorados. Por opção do grupo, mantemos o anonimato do autor de cada personagem e como da vez anterior, só será revelado no final, quem sabe em uma live criativa?”
Segundo Cleia, é muito interessante ver amigos próximos interagindo sem imaginar que aquela situação foi criada por uma pessoa de seu convívio próximo. “Eu, particularmente, me divirto muito.”
Neste momento, o grupo está finalizando a construção da história para que seja iniciado o trabalho de lapidação e encaixe dos diversos texto. O que já se pode afirmar é que vai superar em termos de obra literária o romance anterior. Personagens fortes, situações inusitadas fazem parte deste universo ficcional que ainda não tem título, garante a presidente.