Obra abordará expressão corporal e facial com aplicação às danças tradicionais gaúchas


“Dança e expressividade – Expressão corporal e facial com aplicação técnica às danças tradicionais gaúchas” é a obra que Nivaldo Rosa está preparando para lançamento pela Pragmatha Editora. Pesquisador e tradicionalista, ele aborda, entre outros temas, etimologia e história da expressão corporal, breve resumo sobre a história da dança e papel da expressão corporal e facial na interpretação. Um destaque especial é dado à relação entre expressões faciais e emoções.
Segundo Luciano Ricardo Fleck, diretor artístico da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, muito é discutido sobre a interpretação das danças gaúchas e sempre se parte da premissa de que elas se resumem na simplicidade e o livro traz subsídios para iniciarmos esse processo, qualificando o trabalho a partir da técnica.
Nivaldo Rosa é natural de Santana do Livramento/RS, graduado em Dança pela Ulbra-Canoas e pós-graduado em Pedagogia da Arte pela UFRGS e em Dança pela UGF-SP. É coautor do Compêndio Técnico de Danças Gaúchas de Salão, estudioso e pesquisador dos ritmos, usos e costumes latino-americanos e açorianos, ministrante de diversos cursos e oficinas de danças de salão, dentre elas no Curso de Educação Física da ULBRA e diversos cursos de formação de Professores de Danças Gaúchas de Salão do MTG-RS. Entre outras qualificações, também é bailarino de diversos grupos tradicionalistas e folclóricos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp