O escritor Everton Gaide é o presidente da Associação Literária de Campo Bom, que está publicando pela Pragmatha Editora duas antologias, uma de poemas e outra de contos, com patrocínio da lei Paulo Gustavo. As obras compõem o projeto Vozes, que tem por objetivo valorizar a produção literária local. Everton fala um pouco mais sobre os projetos. Confira:
O que representa para a Associação a publicação das antologias?
A publicação das duas Antologias pela associação em menos de um ano de sua fundação representa o poder do trabalho coletivo. É um grande cartão de visita que pode abrir muitas portas para parcerias com o setor público e privado para outros projetos de valorização da cultura literária na cidade.
Que impacto os projetos pretendem gerar na comunidade de leitores e escritores?
O primeiro propósito das antologias é a aproximação da literatura com a comunidade, principalmente a comunidade escolar, que entendemos ser o caminho mais consistente para a formação de leitores e revelação de escritores.
Quais foram os maiores desafios durante esse processo?
Por ser um projeto financiado com recursos públicos, a burocracia para acessar os recursos e os prazos foram os maiores desafios.