“Cada ser, gota, grão… contém um mundo de possibilidades”

A escritora Rosane da Veiga Faria é autora da obra “Árvore de Família – A morte de um é herança de outro”, que ganha segunda edição pela Pragmatha Editora. Nesta entrevista, ela fala sobre seu processo criativo e inspirações. E garante: o leitor pode esperar bastante suspense.  

Quem é Rosane da Veiga Faria?

Neste momento, Rosane da Veiga Faria é autora. Eu sempre amei os livros. Toda minha vida fui uma leitora voraz, amo entrar dentro de uma história. Contudo, eu sou escritora há pouco tempo, muito tentei, porém, nunca concluí nenhuma história. O motivo é que não sou muito disciplinada e não tenho paciência. Então, muitas histórias e personagens foram sendo deixados para trás. A disciplina e a paciência são qualidades que tive de construir em mim. A partir do momento que comecei a estudar técnicas literárias, o escrever se tornou bem mais fácil. A Rosane também é uma pessoa que gosta de adquirir conhecimento, então minhas leituras não são só histórias, também são estudos, principalmente sobre os fenômenos naturais e metafísicos. Gosto de saber sobre as energias sutis da mente e sentimentos, as forças da natureza, os arquétipos da mitologia e do sobrenatural, assim como as expressões espirituais e os dogmas religiosos. Por exemplo, a astrologia é algo que sempre me fascinou e foi um tema que estudei profundamente. Então, a busca pelo significado da existência foi um longo caminho que percorri. Acredito que o filósofo Albert Camus seja, hoje, o que mais se aproxima do que acredito ser a existência. De qualquer forma, eu sempre tive por base a crença na liberdade individual como ele, mas nunca tinha pensado que pode não haver uma razão para a existência, que ela possa ser absurda e casual. E ele me fez ter um outro olhar sobre a vida. E outra arte que adoro, porém não tenho o dom, é a música. Considero a expressão artística mais sublime. Adoro música, não vivo sem. O livro tem uma música tema para os anúncios, composta pelo Ramiro Macedo. Isso tudo, acredito eu, está na minha obra de maneira expressa ou subliminar.

Quais suas principais fontes de inspiração?

A inspiração para Árvore de Família foi um documentário sobre a obra do Tolkien. Principalmente, quando informaram que a história do Senhor dos Anéis foi baseada na mitologia nórdica. Que todos os personagens existentes na história faziam parte desta mitologia, menos os hobbits, que foi uma criação do autor. Achei isso bastante interessante e iniciei pesquisas sobre mitologias. Foi quando me deparei com a mitologia de tribos do norte da Alemanha e da Polônia, tribos que mais tarde formaram o reino da Pomerânia. Aprofundando minhas pesquisas, descobri que o povo pomerano imigrou para o Brasil. Então, percebi que existem brasileiros com essas raízes! Fiquei muito empolgada. Em um primeiro momento, eu queria construir uma história com personagens baseados em alguma mitologia, como Tolkien fez, mas acabou que fui conhecendo mais sobre os pomeranos, inclusive, viajei no Brasil para lugares de imigração pomerana como São Lourenço do Sul no Rio Grande do Sul e, mais tarde, para a região da Pomerânia na Alemanha, e fiquei cativada não só pela mitologia e as crenças sobrenaturais, mas também por sua história, bem sofrida e bastante movimentada, pois a região da Pomerânia foi sempre muito cobiçada, sendo invadida muitas vezes por vários povos. A cultura deles me cativou, por ser muito rica em todos os aspectos. No fim, acabei me dando conta de que sabemos muito pouco sobre esses irmãos brasileiros. Então, resolvi colocar na história aspectos da história e cultura deles.

Como é seu processo criativo?

Depois que eu decido a espinha dorsal da história (estrutura da história, roteiro cronológico) as ideias vêm em turbilhão. Geralmente, quando acordo tenho muitas ideias, às vezes, me acordo durante a noite e tenho que anotar tudo, porque esqueço, se volto a dormir. Outro tempero no processo é a música. Eu adoro e não consigo escrever sem escutá-la. Às vezes, uma melodia fica tema de algum personagem ou situação, quando toca é como se eu entrasse no personagem. Inclusive, eu descrevo algumas composições no livro, não resisti.

Do que trata “Árvore de Família – A morte de um é a herança do outro”?

O livro inicia com um problema de saúde do personagem chamado Gratiano. Ele, literalmente, está congelando em pleno verão de Porto Alegre. Quem conhece sabe o calor insuportável que é essa cidade. O processo é tão violento que ele vai para o hospital, e nenhum médico consegue dar um diagnóstico. Todas as tentativas de tratá-lo não dão resultado. Esse fato chega ao conhecimento de um homem que vive na Austrália e ele vem ao Brasil para investigar esse caso. Esse homem é descendente de pomeranos e pesquisa sobre a sua ascendência, sua linhagem, há muito tempo, vendo semelhanças do acontecido com uma possível retaliação da quebra de uma maldição familiar. A partir daí, a história se desenrola na busca de uma solução para o problema da maldição, e os personagens convivem com seres fantásticos e situações assombrosas. Além de revelações bastante surpreendentes.

O que o leitor pode esperar?

Árvore de Família tem muito suspense, o leitor vai ficar intrigado com a história, querendo saber o que está por vir. Todo um modo de vida fantástico vai sendo esclarecido para o leitor, que, acredito, vai entrando em outra realidade com o virar de cada página. Com toda a certeza, vai exercitar sua imaginação e se divertir bastante. Também há a cultura e história do povo pomerano como pano de fundo, que é bastante diferente das outras ascendências dos brasileiros, sendo um conhecimento muito interessante e que merece ser divulgado.

O que representa para você a publicação desta obra?

Realização – deixar no planeta os meus pensamentos sobre ele e alguns dos universos que possam existir, pois cada ser, gota, grão… contém um mundo de possibilidades. Eu trilhei muitos caminhos, li muito, estudei muito, gostaria de deixar o pouquinho que aprendi, das conclusões que cheguei, e revelar por onde viaja a minha imaginação para outras pessoas que curtem o fantástico como eu.

Para adquirir a obra, clique aqui: https://www.amazon.com.br/dp/B0BLKKG6BM/ref=sr_1_11?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=3LICHFCJXQ9AT&keywords=%C3%A1rvore+de+fam%C3%ADlia&qid=1667666922&qu=eyJxc2MiOiIwLjg0IiwicXNhIjoiMC4wMCIsInFzcCI6IjAuMDAifQ%3D%3D&sprefix=%C3%A1rvore+de+fam%C3%ADli%2Caps%2C184&sr=8-11