Bolsistas dos programas Pibid e Residência Pedagógica do IFRS editam obras com a Pragmatha Editora

A experiência de 18 meses de estudantes bolsistas dos programas Pibid e Residência Pedagógica desenvolvidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul vai virar livro. Duas obras estão em desenvolvimento, com edição da Pragmatha Editora e publicação pela editora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O primeiro volume chama-se “Desafios do ensino em tempos de pandemia: um olhar sobre a prática (de iniciação) docente no Pibid IFRS” e o segundo, “Percepções sobre a formação de professores no contexto pandêmico: desafios e perspectivas da atividade docente na Residência Pedagógica do IFRS”.

Além da perspectiva dos estudantes bolsistas, as obras trazem o olhar dos professores preceptores e docentes orientadores que complementaram e revisaram os textos.

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que proporciona aos estudantes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa tem, entre outros objetivos, incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério.