A escritora Conceição Maciel é autora da obra “Prosa e versos à Amazônia, projeto literário com apelo ecológico e que presta homenagem a um dos maiores patrimônios ambientais não só do Brasil como do mundo. Confira a apresentação da obra:
Cultivar as nossas raízes, plantar o nosso passado e reinventar o presente acreditando num futuro próspero é essencial para a fluidez de possíveis realizações pessoais, afinal, para colher bons frutos é necessário semear, irrigar, cuidar, colocar as mãos na terra e acreditar na transformação, na força motriz da natureza e na sua conexão intrínseca com o homem.
Esta obra é basicamente isso, o encontro de palavras escritas por uma mulher nortista, amazônida, que não se abstém de lutar por aquilo que acredita; uma mulher que mesmo diante das dificuldades se tornou RESISTÊNCIA, não se permitindo fraquejar na margem do autoritarismo e patriarcado masculino.
Uma mulher/mãe/escritora que fez dos seus sonhos motivos para vencer e comemorar e, embora a sua faina pouco ou quase nunca permitisse, ela buscou nas horas vagas preencher as lacunas que faltavam para sentir o prazer da realização de um sonho bom, deixando nesta obra as marcas genuínas de sua voz através da sua escrita.
A conexão da mulher & natureza fez dessa dualidade o albor de uma realidade expressa em “Prosa e Versos à Amazônia”, a essência sensível de uma escritora que deixa para a posteridade uma obra prenhe de palavras bordadas com a força feminina e a delicadeza da Poesia, tendo como pano de fundo a Amazônia e a natureza como um todo.
No pendural do esteio onde a autora se apoiou para escrever esta obra, existe uma árvore gigantesca que jamais morrerá; uma árvore que sofreu mutilações e injustiças ao longo da sua existência, mas que, ainda assim, cultivou o RESPEITO pela vida e o AMOR às coisas de Deus e a tudo que se vincula à natureza.
Foi através desse amor, respeito, dedicação e acreditando em sonhos realizáveis que esta obra foi contemplada em 2023 na Lei Paulo Gustavo Pará, no segmento Livro e Leitura, na modalidade Fomento. Foi/é uma conquista emocionante e linda. Gratidão.
Com carinho,
Conceição Maciel