
O escritor Airton Fernando Iepsen, na sexta-feira, 21 de agosto, lança o livro Pomeranos e Alemães na Serra dos Tapes e Arredores, em tarde de autógrafos, a partir 14h30, no Restaurante Nona Bray, em São Lourenço do Sul, RS.
Publicada pela Pragmatha Editora, a obra explora a trajetória histórica e cultural de imigrantes europeus no sul do Rio Grande do Sul, com destaque para os pomeranos e alemães. A partir de memórias pessoais e pesquisas acadêmicas, o autor resgata a identidade de comunidades como as de São Lourenço do Sul, acompanhando a transição da nomenclatura de “prussianos” para “alemães” e “pomeranos”.
A narrativa valoriza figuras locais que atuaram em regiões isoladas, como professores rurais e a parteira Dona Enilda. O texto também aborda o impacto de eventos globais, como a Segunda Guerra Mundial, na preservação de documentos e tradições dos colonos.
Por meio de abordagem histórica, a publicação documenta a religiosidade, os costumes e os desafios cotidianos enfrentados por gerações de descendentes. A obra se apresenta como registro para evitar que a história oral e o legado desses pioneiros sejam esquecidos com o tempo.
17/08/26