“Murmúrios da Lagoa” é a antologia que a AIL – Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana, de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, está publicando pela Pragmatha Editora.
A obra reúne trabalhos dos escritores e artistas plásticos Agenor de Mello Coelho, Arita Martins Corrêa, Cleia Dröse, Eliane Hüning Corona, Elizabeth Beatriz Saraiva Ceron, Gargione Ávila, Helena Heloisa Manjourany, Jefferson Dieckmann, Marcos Costa Filho, Maria Beatriz Costa Mecking, Maria Luiza Teixeira Colvara, Maria Tereza Girão, Nathana Bubolz, Noé Cezar da Silva, Susani de Castro Pitano, Verena Rogowski Becker e Vilma Farias Guerra.
A AIL foi fundada em 25 de setembro de 2017, com sede e foro na cidade de São Lourenço do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. É uma entidade de direito privado, não governamental, constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, de caráter social, artístico e cultural, sem cunho político ou partidário. Tem por finalidade a valorização da língua e da literatura nacional, bem como o resgate da história e dos costumes do povo do município (fatos e feitos).
A diretoria é composta pelo presidente Jefferson Dieckmann; vice Noé Cezar da Silva, 1ª secretária, Susani de Castro Pitano, 2ª secretária, Maria Luiza Teixeira Colvara; 1ª tesoureira, Helena Heloisa Manjourany Silva e 2ª tesoureira, Cleia Dröse.
A obra será lançada na Feira do Livro de São Lourenço do Sul, no mês de novembro, em data e horário a serem definidos. Recentemente, a AIL inaugurou sede própria no município, juntamente com o CEL – Centro de Escritores Lourencianos.