A literatura em Santo Antônio da Patrulha: Democratizar, incentivar e valorizar

O Grêmio Literário Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, em seu novo projeto destaca os talentos locais, com atenção especial a estudantes. O livro “Enquanto isso, em Santo Antônio…” conta com publicação da Pragmatha Editora. Confira o texto de apresentação do projeto, assinado por Márnei Consul e Monique Rodrigues, respectivamente presidente e vice da entidade e organizadores do livro.

No início de 2024, o Grêmio Literário Patrulhense (GLP), assim como outras entidades de Santo Antônio da Patrulha/RS, foi premiado por sua trajetória com recurso da Lei Paulo Gustavo. Poderia ter usado tal valor para fazer uma confraternização, pagar alguma despesa, ou, simplesmente, guardar em sua conta bancária. Entretanto, ciente de sua responsabilidade sociocultural, não foi isso que ocorreu.
Os associados do GLP tiveram a ideia de criar um livro de contos em formato digital que, além de contar com textos dos membros da entidade, abriu espaço para jovens talentos locais, ou seja, alunos de Ensino Médio. Isso porque o incentivo à literatura é necessário, seja na leitura, seja na escrita.
Assim, nasceu o livro “Enquanto isso, em Santo Antônio…” com contos de 12 alunos de escolas públicas patrulhenses (Gregória de Mendonça, Patrulhense e Santo Antônio), além de outros 12 de integrantes do GLP. A temática pedida para os textos foi livre, desde que, de alguma forma, nossa querida Santo Antônio da Patrulha, aparecesse.
Sendo uma obra virtual, seu alcance é maior. Ela está disponível a todos no site da Pragmatha Editora. Pode ser “baixada”, enviada, lida, desfrutada em computadores, celulares e outros dispositivos tecnológicos, rompendo a barreira do papel.
Democratizar a literatura, incentivar a escrita e valorizar os escritores de nossa terra: esses foram os objetivos da obra a que você, leitor, agora, tem acesso. Aproveite-a.

Márnei Consul e Monique Rodrigues
Organizadores