“A educação é possibilitada por heróis anônimos”

“É impressionante como aprendemos em nossas carreiras enquanto profissionais da educação”. A afirmação é da professora Cristina Mabelini, que é integrante do projeto Professores no Divã e coautora da obra “Para além da sala de aula”, com publicação pela Pragmatha Editora. O livro apresentará relatos de experiências e boas práticas, buscando inspirar outros profissionais, segundo os organizadores Hojana Pavani e Renato Paulo Schmidt.

Segundo Cristina, ao longo da sua trajetória vivenciou momentos históricos, marcados por fatos políticos, econômicos, culturais e sociais que, alinhados ao seu trabalho na escola, fortaleceram-na enquanto pessoa e profissional, definindo o seu jeito de ser, sentir, ver e viver e, assim, o seu jeito de trabalhar na educação.

No livro, a professora falará sobre posicionamento. “Tenho orgulho de ser educadora, dos meus aprendizados, do que penso e da minha luta por uma educação transformadora”, afirma. Cristina espera que seus acertos e erros possam enriquecer o horizonte de possibilidades dos leitores, colaborando com suas carreiras e, por conseguinte, com a qualidade da educação de nossos cidadãos.

Significado

Cristina afirma estar alinhada ao propósito do projeto Professores no Divã, de entregar aos profissionais da educação uma visão mais humanizada e próxima ao dia a dia do que a frieza e exatidão dos livros acadêmicos de sua formação. Em outras palavras, mostrar o quanto essas perspectivas, teórica e prática, se agregam e como a aplicação da teoria vem carregada de dúvidas e incertezas nas decisões práticas dos profissionais.

“Penso na possibilidade de, junto aos profissionais participantes do projeto, poder refletir, analisar e avaliar práticas a partir das nossas vivências, dos enfrentamentos, dos resultados obtidos e – considerando, também, nossas alegrias e tristezas, erros e acertos, medos e coragem – penso na possibilidade de incentivarmos a autorreflexão do leitor e de compartilharmos novas ideias e práticas que apoiem os profissionais da educação dentro e fora da sala de aula”, afirma.

Expectativas

A educação é possibilitada por heróis anônimos que, no chão da escola, dedicam seu tempo e esforços para apoiar nossas crianças, jovens e adultos estudantes na construção do conhecimento, para o enfrentamento da vida, a convivência em sociedade e a inclusão no mundo do trabalho, afirma a professora. Segundo Cristina, contar partes de sua trajetória profissional e conhecer a trajetória dos colegas é como um presente. “Somos profissionais com experiências e perspectivas distintas, mas com objetivos comuns. Portanto, contar experiências e ampliar as perspectivas de todos e de cada um de nós, profissionais da educação, é ter voz e ouvir a voz daqueles que lutam e acreditam que a educação é o caminho para uma vida plena, para um mundo melhor.”, afirma. Seu principal objetivo, pessoal e profissional, ao aceitar esse desafio, é o de colaborar para a valorização dos profissionais que, passo a passo e dia a dia, vão trilhando a educação e transformando vidas.

Sobre Cristina Mabelini

Com uma trajetória de trabalho dedicada à educação pública, iniciou seu percurso como professora e ocupou cargos e funções da carreira do magistério, tais como professora coordenadora, diretora e supervisora de ensino. Nos últimos dez anos, dedicou suas atividades junto aos órgãos centrais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), apoiando a formulação de políticas públicas, e foi responsável pela gestão da EFAPE, escola de governo que realiza ações de formação direcionadas aos, aproximadamente, 200 mil profissionais da educação. Hoje, realiza consultoria em educação, apoiando escolas públicas e privadas, secretarias de educação, ONGs dentre outros, na implementação de políticas educacionais, desenvolvimento de planos e projetos, e realizando formação continuada.