“Narrativas de Experiências em Educação para a Paz: um percurso formativo sob a ótica dos(as) educadore(as) é o livro que o pesquisador e escritor Samuel de Jesus Pereira está preparando, para publicação pela Pragmatha Editora.
A obra é fruto de um incansável sonho do autor, que se realizou com a pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores- FOMEP, na Pontifica Universidade Católica de São Paulo. Samuel cita Paulo Freire, quanto à jornada: “Escrever sobre um tema implica prévias e concomitantes leituras sobre ele, bem como a leitura de minha própria escrita. E nada disso pode ser feito sem esforço, sem dedicação, sem responsabilidade”.
A Apresentação, assinada por Nei Alberto Salles Filho, docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, e coordenador do Núcleo de Educação para a Paz – NEP/UEPG, reitera que falar sobre escola e educação é sempre necessário. “Falar sobre uma escola e uma educação que sejam transformadoras é igualmente relevante. Mas, muito além de falar, é fundamental ouvir.”
Alguns dos temas abordados são formação de professores, cultura de paz, narrativas e diários autorreflexivos.
Samuel é mestre em Educação no Programa Formação de Formadores pela PUC/SP (2023). Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2016) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI (2009). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Sumaré (2010). Possui experiência em educação formal como professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Superior. Desenvolve trabalho de pesquisa e de formação de grupos na área de Educação para Paz, com foco em temáticas relacionadas à Prevenção de Violência, Arte e Inclusão Sociocultural, Mediação de Conflitos, Pedagogia da Convivência, Direitos Humanos e Justiça Restaurativa na Educação.
Mais informações serão divulgadas em breve.