O empresário Lucas Scapini, CEO do Grupo Scapini, é coautor do livro “Insights que transformam: como o transporte de cargas vem se reinventando”, realizado pelo IT Talks, com curadoria de Rodrigo Bernardino e publicação pela Pragmatha.
Segundo Scapini, por definição o B2C tem como base uma empresa que vende seu produto ou serviço para o usuário final – ou, em conceitos mais claros, para o cliente, que neste caso é a pessoa física. “Podemos observar que o mercado de e-commerce está crescendo, principalmente nesta área, abrindo assim novas possibilidades”, afirma.
Em seu artigo, o empresário alerta que, quando falamos em B2C, o preço médio dos produtos tende a ser mais baixo do ponto de vista mercadológico e, para ver o volume de vendas crescer, é preciso que as empresas adotem estratégias arriscadas.
Trata-se de um nicho de negócio extremamente competitivo e muito mais exigente na questão de serviços, o que implica em ainda mais concorrência e em uma sede por melhorias nos serviços prestados para o nicho. “Isso acaba sendo muito positivo, considerando que estamos sempre em constante processo de crescimento, fazendo com que as operações se adequem melhor ao que o seu cliente precisa”.
Scapini sentencia, para o sucesso dos negócios nessa modalidade: “é importante prestar atenção no seu cliente para que seja possível definir da melhor maneira uma estratégia assertiva para o seu público e ainda conseguir se destacar no mercado.”
No artigo, o empresário aborda ainda temas como a importância de entender o perfil do cliente, desafios e insights, bem como o papel do transporte rodoviário de cargas neste cenário.