Spoiler: Leia o texto de apresentação do livro “Uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo”

E se você fosse ao Sítio do Picapau Amarelo? Com esta provocação, alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul, de São Lourenço do Sul, escreveram um livro! “Uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo” é a obra organizada pelo Centro de Escritores Lourencianos e publicada pela Pragmatha, com lançamento recente na Feira do Livro do município. O livro reúne textos produzidos pelos alunos após uma sequência de atividades que os levou ao universo literário de Monteiro Lobato. Confira a apresentação do livro, escrita pela professora Faustia Cristiani Fanka Corrêa. Para adquiri a obra, entre em contato com o CEL pelo WhatsApp 53 99117-2356

Apresentação

E se…

E se você fosse ao Sítio do Picapau Amarelo?

Foi com base nessa pergunta que surgiram as histórias que fazem parte deste livro do projeto “Visitando o Sítio do Picapau Amarelo”, uma parceria entre a Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul, do Centro de Escritores Lourencianos e da Editora Pragmatha.

Os alunos do segundo e terceiro anos das séries iniciais foram estimulados a conhecer as histórias e personagens do Sítio do Picapau Amarelo, do autor Monteiro Lobato. No primeiro momento, ocorreu um diálogo a respeito do que conheciam sobre a obra e o escritor. Muitos alunos não sabiam nada a respeito.

A seguir, ocorreu a contação de histórias com leitura de trechos dos livros do Sítio do Picapau Amarelo, realizada pelas professoras. Também os alunos puderam assistir a vídeos criados a partir da obra.

A turma do segundo ano confeccionou fantoches de dedos inspirados nas personagens do Sítio do Picapau Amarelo e realizou um desfile dessas personagens. Também apresentou um teatro em homenagem ao dia das mães inspirado nas personagens da obra.

Já a turma do terceiro ano trabalhou a versão da obra do Sítio do Picapau Amarelo em quadrinhos, comparando com os textos originais.

Para finalizar, os alunos foram instigados a imaginar a possibilidade de ir até o Sítio do Picapau Amarelo e relatar, através de um vídeo gravado na escola, o que fariam no sítio, com quem iriam conversar e o que diriam. Assim surgiram os textos deste livro.

Agora é a hora de embarcar na magia do Sítio do Picapau Amarelo e conhecer o que essas crianças viveriam por lá e, assim, você, caro leitor, também descobre a magia da criança que mora em cada um de nós adultos.

Tenha um bom passeio pelo Sítio do Picapau Amarelo e ricas aventuras!

Use sua imaginação, pequeno leitor, e complete as páginas desenhando elementos do cenário.

Faustia Cristiani Fanka Corrêa

Professora do 2º ano e Coordenadora pedagógica