Henrique D´Ávila Barz, de nove anos, está ingressando no universo literário com a obra “O elefante aventureiro e outras histórias”. O livro será publicado pela Pragmatha Editora. Nesta entrevista, o autor, que é de São Lourenço do Sul/RS, fala sobre seu processo de escrita e objetivos com a publicação. Confira:
Como surgiu a ideia do livro?
Eu sempre quis me tornar um autor.
Como é seu processo de escrita?
Eu estudo na escola de manhã. Só saio às 11 horas, então de tarde eu venho pra casa da vó escrever meu livro. Eu gostava tanto de ser um autor que quando eu tinha oito anos, dobrava as folhas e fazia um livrinho e mostrava pra vó. Fazia a capinha também. Por isso eu decidi fazer meu livro.
Você tem um personagem preferido?
Eu gosto dos três personagens que fiz, são meus preferidos. O macaco é bem meu estilo. O pombo, quando eu subia lá em cima na minha rua e descia, eu sentia um arzinho na cara, eu me sentia um pombo. E o elefante eu gosto porque ele se suja na lama, que nem eu quando caio, às vezes.
A quem se destina seu livro?
Eu acho que quem vai gostar desse livro vão ser as crianças menores, que têm seis anos, sete. Mas até para os adolescentes, adultos. Eu me preocupei bastante com os pequenininhos que recém estão aprendendo a ler, aí resolvi fazer uma letra mais simples.
Você quer deixar alguma mensagem?
Eu super recomendo fazer um livro e se tiver menos de oito ou nove anos, tu pode fazer que nem eu fiz, dobrar o papel, fazer a capinha, o nome e escrever. Eu gostava muito de fazer isso. É certo que quando eu terminar e tiver o livro, vou ter muito orgulho. Eu super recomendo fazer um livro e mostrar pros teus pais. Eu super recomendo.