O Centro de Escritores Lourencianos, de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, está lançando pela Pragmatha a obra comemorativa aos seus 25 anos de história. “Teia de Prata!” contará com a participação dos associados à entidade. Conheça-os:
Adão Quevedo, natural de Rio Grande/RS, lourenciano de coração e por título conferido pela Câmara Municipal. Compositor, músico e poeta, possui dois CDS gravados. Autor do livro Cortinas da Alma, sócio da Estância da Poesia Crioula e Acadêmico da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana – AIL. Ativista cultural, com relevantes serviços prestados a São Lourenço e Região, através de Projetos Culturais, da música e da poesia.
Agenor Coelho, natural de Jaguarão/RS, nascido em 12/06/44. Tenente reformado do exército e professor aposentado. Possui quatro livros publicados: “Da Aurora ao Pôr do Sol”, “O Poeta e o Entardecer”, “Cem Sonetos da Lagoa” e “Versos e Reminiscências”. Sócio fundador do Centro de Escritores Lourencianos e da Academia Internacional de artes e Letras Sul-Lourenciana, com mais 100 trabalhos premiados e mais de 500 textos publicados em antologias e coletâneas.
Aloi Schneider, natural de São Lourenço do Sul/RS, professora de Idiomas, dicionarista idiomas português/pomerano, pomerano/português. Ex-Presidente do CEL, participou da Coletânea de contos do CEL “Pelas Brechas do Tempo”(2019).
Anthony Manoel Ferreira Pinto, natural e residente em São Lourenço do Sul/RS, 18 anos. Possui publicações na Coletânea de contos do CEL “Pelas Brechas do Tempo”, artigo em conjunto no livro “Experiências Vividas na 7ª Feira do Conhecimento de São Lourenço do Sul”, no livro “A várias mãos”, coletânea de textos de estudantes com o Patrono da 38ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul, Jefferson Dieckmann. Para Anthony, Literatura é vida, é base, escrever é o melhor remédio, pois cura todas as dores, ou ao menos, as ameniza.
Arita Martins Corrêa, natural de São Lourenço do Sul/RS, nasceu em 02 de setembro de 1944. Tem um livro lançado solo, participação em dezenas de antologias e participação no romance coletivo “À Luz do Escuro”, junto com mais nove escritores. É associada do Centro de Escritores Lourencianos e ocupa a cadeira de n° 15 da Academia Literária Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana.
Christofer Rovere, tem19 anos, natural de São Lourenço do Sul/RS. Em 2019 teve seu texto publicado na coletânea do CEL “Pelas Brechas do Tempo”. Sua inserção no mundo literário deve-se à incrível e maravilhosa Escola Cruzeiro do Sul, que através do Clube Pan-americano abriu caminho para esse maravilhoso mundo da literatura.
Cleia Dröse, natural de São Lourenço do Sul/RS, sócia fundadora do CEL. Publicou treze livros entre poemas, contos, histórias infantis e romances. Faz parte da AIL – Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana, entre outras entidades literárias. Tem na Literatura o refúgio e aconchego nas tempestades da vida real.
Danilo Kuhn, 38 anos, é natural de São Lourenço do Sul/RS. Publicou os livros O livro dos espelhos (2011), Crônicas afônicas (2014), O caçador de auroras (2018), Casulo (2020) e Eu, poema (2021), e lançou um CD autoral, Na estrada dos festivais (2016). É membro do CEL (desde 2012), da AIL (desde 2019) e da Estância da Poesia Crioula (desde 2019).
Fátima Armesto, poeta, nasceu em São Lourenço do Sul /RS, em novembro de 1970. Especialista em Educação Brasileira. Iniciou-se na produção poética no ano de 1998, quando venceu seu primeiro Concurso Literário promovido pelo Centro de Escritores Lourencianos (CEL). Publicou seu primeiro livro em 2008, “Com os Olhos da Alma”, um livro dedicado a poemas e fotos. Em 2012, publica seu segundo livro, “Simbiose”, um livro de contos e crônicas.
Felipe Franz Wienke, natural de São Lourenço do Sul/RS, é sócio fundador do Centro de Escritores Lourencianos e ex-presidente da entidade (2016/2018). Participa das antologias do CEL desde a sua fundação. Atualmente é membro do Conselho Deliberativo.
Flávia E. Völz, natural de São Lourenço do Sul/RS,13 anos, estuda na Escola Rodolfo Bersch, no 7° ano. Toca alguns instrumentos, como violão e violino. Dedica-se à leitura de livros em geral e estuda assuntos relacionados à literatura. Pratica a escrita criativa de contos e poemas. É a mais nova associada do CEL – Centro de Escritores Lourencianos.
Gargione Avila nasceu em Pinheiro Machado/RS. Gravou dois CDs com declamação de poesias de sua autoria. É autor do Hino do Piquete Lila Alves. Premiado em vários festivais e concursos de poesia e música. Participante em Antologias: Jornal do Nativismo, CAPOSP, CLIPE, CEL, Planície Costeira. Membro da Academia Xucra do RS/EPC onde é Delegado Regional e ocupa a Cadeira N° 16 na AIL. Reside em Rio Grande/RS.
Helena da Rosa, natural de Canoas/RS, é escritora, poeta e ativista cultural. Colaboradora da EMEF General Osório, realizando saraus e palestras de incentivo à leitura. Publicou textos em diversas coletâneas e em revistas literárias, como Literatura e Fechadura, Revista Sermulherarte. Autodidata, estuda literatura, em especial a poesia. Atualmente aguarda edição de seu primeiro livro de poemas.
Hélio S. de Mendonça Jr, natural de São Lourenço do Sul/RS, é sócio fundador e 1º Presidente do CEl. Possui textos publicados em todas as dezenove Antologias do publicadas pela entidade.
Igner Nery Castro Helms (Pola) é natural de Montevidéu/Uruguai. Desde jovem destacou-se no cenário literário como escritora e declamadora. Sócia fundadora da Associação Literária dos Amigos da Cultura Dr. João Baptista Brauner, em São Lourenço do Sul (1987). Daí em diante sucederam-se as participações como fundadora ou colaboradora em várias entidades, como o Clube Literário Brasília e a Academia Uruguaianense de Escritores e Editores, entre outras. Participou de concurso nacionais, internacionais e de antologias, destacando-se com suas obras premiadas: crônicas, contos, poesias, em especial sonetos. Abriga em seu coração, como sócia fundadora, o Centro de Escritores Lourencianos.
Jefferson Dieckmann, Técnico em Eletrônica, especializado em Telecomunicações e Bacharel em Direito. Natural de São Lourenço do Sul/RS, reside em Curitiba/PR. Tem cinco livros próprios e participação em quase cem antologias poéticas. Além do CEL, é membro de diversas outras entidades literárias. Preside a AIL – Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana. Foi coordenador brasileiro de dois Encontros de Escritores do MERCOSUL.
Loiva Tessmer Buttow é natural de São Lourenço do Sul/RS. Entre suas publicações estão: “Arroz – Cultura, História, Trajetória. Ontem… Hoje…” (São Lourenço Sul/2003), na Comissão Cultural e com a poesia “Granjas de Arroz: Trabalho Apaixonado dos Homens do Sul”. Pelo CEL, é uma das autoras da obra coletiva “A Luz do Escuro “(2021). Sempre teve gosto pela leitura e escrita. Na adolescência, colecionava poemas e escrevia alguns… Em 2020/2021 ingressou no CEL, onde, segundo ela, está sendo sócia e aprendiz da arte de escrever.
Luis Antonio Weber, natural de São Lourenço do Sul/RS, nasceu em 01/02/1957. Poeta e letrista, possui duas poesias classificadas e gravadas no Seival da Poesia (2ª e 7ª edições), vinte letras de músicas gravadas em festivais nativistas e poemas publicados em oito antologias do CEL.
Magno Machado de Freitas, natural de São Lourenço do Sul/RS, tem 33 anos. Iniciante na escrita literária. Como professor de Língua Portuguesa, desenvolve muitos trabalhos na área literária e leitura de textos literários. Adora estudar sobre Literatura.
Márcia Tomazetti, arquiteta e urbanista, terapeuta ayurveda, atual tesoureira do Centro de Escritores Lourencianos – CEL, mandato (2020 a 2022). Natural de Uruguaiana/RS, reside em São Lourenço do Sul. Como apreciadora da literatura, possui participação em “Pelas Brechas do Tempo” e “À luz do escuro”.
Marisa Burigo, Funcionária Pública da Secretaria Estadual de Segurança Pública – Aposentada, Advogada. Participou de várias Antologias Poéticas, de várias editoras inclusive com premiação, dois livros solos e coautora em Romance Ficcional. Além do CEL, é Membro da Academia Internacional de Letras do Brasil – Seção Porto Alegre. Com projeto de novo livro solo e Antologia de Autoficçao já para ser lançada pela Editora Metamorfose de Porto Alegre.
Nelci Bach, sócia do CEL, publica nas antologias da entidade desde 1997. Participou de vários concursos com premiações em contos, crônicas, poesias, trovas, slogans, dramaturgia nos estados de RS, SP, RJ, DF, PR e na França, Portugal e Alemanha. Coautora do romance À luz do escuro, autora de letras de músicas nativistas, entre outros.
Noé Cezar, natural de São Lourenço do Sul/RS, é artista plástico, professor de artes, poeta, músico, compositor e pesquisador da cultura gaúcha. Premiado em vários festivais de música e poemas. Vice-presidente da AIL, Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana.
Romário Corrêa, natural e residente em São Lourenço do Sul/RS, tem 23 anos, é graduado em Filosofia e escritor, autor dos livros: “Nunca se perde por dar amor” e “Finais machucam, recomeços curam”.
Sharon Rodrigues tem 27 anos. Autora do romance “Borboletas pelo caminho”. Pedagoga e pós-graduada em educação especial e neuropsicopedagogia institucional e clínica. A literatura faz parte do seu cotidiano. Utiliza as redes sociais para publicar informalmente seus pensamentos e poesias. Entre suas preferências literárias destacam-se os romances contemporâneos, contos e poesias.
Sirleia Erdmann, natural de São Lourenço do Sul/RS, viveu sua infância no interior do município. Morou em Santa Cruz do Sul e depois dois anos no exterior, Lousanne (Suíça) e Nova York (EUA). Ao retornar à terra natal, reencontrou-se com a poesia. Em 2012, no Concurso Literário do CEL, obteve 3º lugar com a poesia “Mães” e ingressou como sócia. O CEL a fez perceber que sonhos podem ser adiados, mas nunca esquecidos, pois de alguma forma a poesia voltou a fazer parte de sua vida.
Soleni Peres Heiden, natural de Pelotas/RS, nasceu em 10/02/1940. Professora Estadual Aposentada, cursou a UCPEL, formando-se em Letras. Tem pós-graduação em Linguística Aplicada. Saudosista, adora escrever suas crônicas, poesias e contos. Quatro livros editados (sendo dois baseados em pesquisas históricas), muitas participações em antologias coletivas. Atua na área social, religiosa, cultural. Faz parte do CEL, que auxiliou a fundar, quando exercia o cargo de Assessora Cultural na Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul.
Susani de Castro Pitano, natural de São Lourenço do Sul/RS, autora do livro “Textos para Refletir sobre Educação – Diálogos com Paulo Freire”, participou como autora de um dos personagens do romance “À luz do escuro”, CEL/2021. Atual vice-presidente do CEL e membro da Academia Internacional de Artes e Letras Sul Lourenciana – AIL.
Tiago Iepsen, natural de Nova Petrópolis/RS, tem 30 anos. Sua relação com a literatura começou desde o final do ensino fundamental, onde o gosto pela escrita foi despertado pela professora Vera Leal e o colega Luís Kurz, hoje também escritor. A princípio, escrevia contos, mas depois dedicou-se à poesia e à música, encontrando o seu verdadeiro espaço dentro do nativismo, com passagens por eventos e festivais nativistas como Reponte da Canção, Verso e Canto Farrapo, Festimúsica, e Semana Farroupilha de Piratini.
Verena R. Becker – Artista Plástica e Escritora, natural de Santo Ângelo/RS. Vencedoras de dois concursos de escultura. O primeiro como criadora do monumento ao Curtidor da cidade de Estância Velha/RS, o segundo para o troféu de concursos de corais infanto-juvenil de Novo Hamburgo. Publicou três livros solo: “Janelas da Criatividade”, “O Mistério da Lança de Sepé Tiaraju” e “Amnésia de Sofia”, além de muitas participações em antologias e coletâneas. Além do CEL, pertence a Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana.
Vitória Oliveira, natural de Porto Alegre/RS, reside em São Lourenço do Sul, tem 19 anos e cursa Letras-português na FURG. Possui texto publicado na coletânea “Brechas do Tempo” (CEL, 2019), “A várias mãos”, coletânea com Jefferson Dieckmann, Patrono da Feira do Livro/2019 em São Lourenço do Sul, e participou como autora de um dos personagens do romance “À luz do escuro”, CEL/2021. Encontra na Literatura a liberdade de tornar tudo real, de romantizar o que quiser e por fim, organizar os pensamentos bagunçados…
Werner Hirschmann, natural de São Lourenço do Sul/RS, escreve poesias desde muito jovem. Participou de algumas Antologias do CEL e dos Anais do VIII concurso Internacional de Poesias 2003 (Rotary Pelotas Norte) como destaque especial.